CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADA EM EMPRESA DO SEGMENTO DE METAIS SANITARIOS: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Gustavo Luiz Boaventura Gonçalves Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Rafael Fernandes Genuino Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Roberto Alves Rodrigues Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Luci Mendes de Melo Bonini Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5565

Palavras-chave:

Planejamento e Controle de Produção. Gestão da Informação. Previsão de demanda.

Resumo

Estuda-se o Planejamento de Controle de Produção (PCP), um sistema de gestão operacional de uma empresa que envolve todas as operações e a consolidação de informações. O objetivo deste estudo é descrever um planejamento e controle da produção de uma empresa de metais sanitários. Trata-se de estudo de caso numa empresa localizada na região do Alto Tietê. Os dados foram coletados entre novembro de 2021 a fevereiro de 2022 com o auxílio de colaboradores e líderes de cada departamento e do diretor da empresa, que autorizou o estudo. Os resultados demonstraram que a proposta da implantação deste PCP pode eliminar os conflitos e as divergências causados pela falta de comunicação clara, organização e metas. Esses problemas resultam em atrasos de prazos, perda de material, falta de matéria-prima, entre outros. A implantação do Planejamento e Controle da Produção poderá solucionar estes problemas, devido às ferramentas de controle e organização. Concluiu-se que é necessária a oferta de treinamento com os colaboradores de vendas, para que saibam como é realizada a previsão da demanda, e, o treinamento do gerente geral para adquirir o entendimento sobre a área de PCP, bem como organizar a empresa de acordo com as informações obtidas pelo setor de vendas. É necessário, também, que haja a gestão da informação sobre o novo processo e sua aplicabilidade, para que os colaboradores, tanto os veteranos quanto os novos contratados, entendam de imediato o funcionamento da empresa com relação ao PCP.

Biografia do Autor

Gustavo Luiz Boaventura Gonçalves, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do Curso de Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: gustavoluizboaventuragoncalves@gmail.com.

Rafael Fernandes Genuino, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do Curso de Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: fernandes.genuino@gmail.com.

Roberto Alves Rodrigues, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, UMC e Coordenador do Curso de Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: roberto.rodrigues7@fatec.sp.gov.br.

Luci Mendes de Melo Bonini, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Dra. em Comunicação e semiótica pela PUC-SP, professora no Curso de Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: lucibonini@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Gonçalves, G. L. B. ., Genuino, R. F. ., Rodrigues, R. A. ., & Bonini, L. M. de M. . (2022). CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADA EM EMPRESA DO SEGMENTO DE METAIS SANITARIOS: ESTUDO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1481–1498. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5565

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)