PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SEM FIO E SUAS APLICABILIDADES

Autores

  • Ana Cláudia Alves da Costa Mattza Universidade de Vassouras
  • Adauri Silveira Rodrigues Júnior Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5522

Palavras-chave:

Transmissão de energia sem fio. Padrão Qi. Carregamento.

Resumo

A transmissão de energia elétrica sem fio virou realidade nos dias de hoje, o que é relevante devido a aplicabilidade e autonomia que esta tecnologia contempla. A pergunta norteadora é: Quais são as principais tecnologias de transmissão de energia elétrica sem fio e onde se aplicam? Assim sendo, o presente estudo visou apresentar de forma geral as principais tecnologias de comunicação sem fio, incluindo o padrão Qi de carregamento. Sendo este, o padrão mais utilizado na atualidade devido a produção e consumo em massa de aparelhos móveis, especialmente, smarthphones. Quanto à metodologia, foi realizada uma revisão de literatura publicada nas principais bases de dados, de periódicos nacionais e internacionais sobre a temática. As principais aplicações desenvolvidas em trabalhos científicos foram observadas, bem como suas características de operação, níveis de potência típicos, distanciamentos característicos. O objetivo geral buscou compilar até a presente data, documentações e artigos científicos relacionados à sapiência da teoria de WPT, bem como suas principais tecnologias, tal qual dos fatores que se fazem necessários para a aplicabilidade das mesmas. Também foram pesquisados os principais efeitos biológicos da radiação eletromagnética. Inicialmente, a introdução ao tema transmissão de energia elétrica sem fio abordou marcos históricos no desenvolver da área, bem como uma breve descrição dos principais tipos de transferência sem fios encontradas nas bibliografias. Em seguida, os princípios do eletromagnetismo foram descritos, já que o mesmo rege o tema. Posteriormente, foram apontados os demais padrões presentes nessa tecnologia. Conclui-se que, as tecnologias de transmissão de energia elétrica atuais possibilitam a transmissão de energia sem fio, contudo, de forma limitada devido ao curto alcance e ao valor dispendioso. Ainda, as tecnologias implementadas atualmente utilizam frequências menores que 150 MHz, de forma que, não ocasionam danos à saúde humana.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Alves da Costa Mattza, Universidade de Vassouras

 Graduanda no Curso de Engenharia Elétrica — Universidade de Vassouras. Orcid: 0000-0001-6765-3936. E-mail: anamattza@hotmail.com.

Adauri Silveira Rodrigues Júnior, Universidade de Vassouras

Professor na Universidade de Vassouras. E-mail: adauri.junior@yahoo.com.br 

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Mattza, A. C. A. da C. ., & Rodrigues Júnior, A. S. . (2022). PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SEM FIO E SUAS APLICABILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 694–720. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5522