AÇÃO DA CAFEÍNA NO TRATAMENTO DE GORDURA LOCALIZADA POR MEIO DA INTRADERMOTERAPIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Luciano Rogério Destro Giacóia Unesp Bauru

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5333

Palavras-chave:

Intradermoterapia. Mesoterapia. Gordura Localizada. Cafeína.

Resumo

 O aumento da gordura corporal, especialmente a localizada, tem contribuído para a baixa autoestima, com isso, os serviços e tratamentos estéticos tem sido, cada vez mais requisitados na tentativa de melhorar a aparência corporal com vistas a elevar a autoestima e satisfação pessoal. O presente trabalho buscou, por meio de revisão bibliográfica feita nas bases de dados Scielo, Pubmed/Medline e Google Acadêmico, verificar a ação da cafeína no tratamento da gordura localizada por meio da intradermoterapia. A intradermoterapia é um procedimento médico, introduzido por Pistor no ano de 1958 e consiste na aplicação de injeções intradérmicas de substâncias farmacológicas muito diluídas. Alguns agentes lipolíticos usados na mesoterapia são eficazes o suficiente para reduzir a gordura subcutânea e melhorar o contorno corporal. O uso da cafeína na intradermoterapia para o tratamento da gordura localizada, necessita de mais estudos, para que se possa realmente comprovar sua eficácia, mesmo sabendo que tal fármaco atua diretamente sobre o tecido adiposo, causando a lipólise dos adipócitos, por meio da inibição da fosfodiesterase e aumento da adenosina monofosfato cíclica, poucos são os trabalhos que citam o uso da substância na intradermoterapia.

Biografia do Autor

Luciano Rogério Destro Giacóia, Unesp Bauru

Biólogo – Unesp Bauru / Educador Físico – Claretiano / Especialista em Enfermagem Estética – Faveni / Mestre em Educação para a Ciência – Unesp Bauru.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Giacóia, L. R. D. . (2022). AÇÃO DA CAFEÍNA NO TRATAMENTO DE GORDURA LOCALIZADA POR MEIO DA INTRADERMOTERAPIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 849–865. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5333