OS PROCESSOS DE NEGAÇÃO DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE NEGRA EM “A MÁSCARA” DE GRADA KILOMBA

doi.org/10.29327/4429559

Autores

  • Géssica Brito Santos Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, Ilhéus - Bahia

Palavras-chave:

Memória. Identidade. Trauma. Colonização. Repressão.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar no texto “A máscara”, da escritora portuguesa Grada Kilomba, os processos de memória coletiva e traumas herdados da imagem que foi direcionada ao negro escravizado, a partir das marcas do colonialismo. No critério de definição dessas marcas é que se chega aos sujeitos sociais e tudo que constitui sua relação com o presente e o passado. Por isso, cotejando a essa análise, investiga-se a elucidação do conceito de memória e identidade enquanto objeto de estudo biológico e social, como defende Joël Candau (2008). Em função disso, faz-se a investigação de como a memória e a identidade estão apoiadas em uma perspectiva de definição dos atores sociais, de suas ações e de suas capacidades de encarnarem uma identidade pessoal e coletiva, quando se imagina os conflitos que envolvem um estudo psicanalítico do sujeito e da reconstituição do passado histórico.

Biografia do Autor

Géssica Brito Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, Ilhéus - Bahia

Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Mestranda em Letras: linguagens e representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, ilhéus - Bahia. E-mail: gessicabbrito@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-01-27

Como Citar

Santos, G. B. (2021). OS PROCESSOS DE NEGAÇÃO DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE NEGRA EM “A MÁSCARA” DE GRADA KILOMBA: doi.org/10.29327/4429559. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 10. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/519