A ETNOGRAFIA NA CIDADE: DESAFIOS DA PROXIMIDADE EM CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA

Autores

  • Luiz Henrique Gamboa Marques Universidade Federal da Bahia- UFBA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5126

Palavras-chave:

Etnografia. Violência urbana. Metodologia de pesquisa.

Resumo

Neste trabalho buscarei refletir sobre as contribuições e desafios da etnografia para a temática da violência urbana. Tomarei como ponto de partida uma experiência etnográfica que versa sobre representação da violência em dois bairros populares no município de Campina Grande - PB. No decorrer do texto descreverei as dificuldades e dilemas que enfrentei em campo e como estes foram fundamentais para a compreensão dos grupos estudados. Apresentarei, também, as contribuições de uma visão etnográfica baseada na proximidade em contraponto a visões homogeneizadoras da violência urbana.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Gamboa Marques, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Graduado em ciências sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Ciências Criminais pela CESREI Faculdades. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. Email: lhgamboa2011@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/04/2022

Como Citar

Marques, L. H. G. . (2022). A ETNOGRAFIA NA CIDADE: DESAFIOS DA PROXIMIDADE EM CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1185–1195. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5126