DIABETES MELLITUS: UMA ANÁLISE DO PANORAMA EPIDEMIOLÓGICO NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Autores

  • Marina Carvalho Duarte Sá Universidade de Vassouras
  • João Pedro de Oliveira Coutinho Universidade de Vassouras
  • André Elias Ribeiro Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4871

Palavras-chave:

Diabetes mellitus. Fisiopatologia. Complicações. Internações.

Resumo

A diabetes mellitus (DM) é uma enfermidade que acomete aproximadamente 451 milhões de adultos no mundo, com uma estimativa de alcançar 693 milhões de pessoas até 2045. Existem quatro subtipos de DM, porém na prática clinica é dividida em tipo 1, que possui caráter genético e a tipo 2 que é multifatorial. Ambas geram no corpo do paciente um estado inflamatório crônico, que sem o devido tratamento e controle glicêmico gera complicações fatais ao indivíduo. O objetivo deste estudo é analisar o perfil de idade e gênero dos pacientes internados no estado do Rio de Janeiro nos últimos cinco anos, utilizando como base de dados Sistema de Informações Hospitalares (SIH) no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. A tabela 1 mostrou que dentro das 36.583 internações que ocorreram nesse período a maioria concentrou-se na faixa etária dos 60 aos 69 anos, na tabela 2 foi possível ver que este número pertence em sua maioria ao sexo masculino e ao longo dos anos este número manteve-se constante. Tais achados podem ser justificados devido, respectivamente, ao aumento da expectativa de vida, a maior busca pelos serviços de saúde pelas mulheres e a dificuldade de acesso ao atendimento primário.

Biografia do Autor

Marina Carvalho Duarte Sá, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: marinacduarte45@gmail.com.

João Pedro de Oliveira Coutinho, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. 

André Elias Ribeiro, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. Email: andreeliasribeiro@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/04/2022

Como Citar

Sá, M. C. D. ., Coutinho, J. P. de O. ., & Ribeiro, A. E. . (2022). DIABETES MELLITUS: UMA ANÁLISE DO PANORAMA EPIDEMIOLÓGICO NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 846–853. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4871

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)