SUPLEMENTOS ALIMENTARES: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO USO INDISCRIMINADO, ADULTERAÇÃO E COADMINISTRAÇÃO COM MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO

Autores

  • Quele de Jesus Ramos Centro Universitário de Salvador
  • Gildeon Silva Marques Centro Universitário de Salvador
  • Milena Santana Cabral Universidade Federal da Bahia
  • Joselene Conceição Nunes Nascimento Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4756

Palavras-chave:

Suplemento alimentar. Adulteração. Medicamento.

Resumo

Atualmente os suplementos alimentares são muito utilizados, com a finalidade de promover benefícios à saúde e estéticos. No entanto, os indivíduos consumem de maneira exacerbada e sem um acompanhamento de um profissional qualificado. O trabalho descreve o impacto da autossuplementação, adulterações da composição dos suplementos e analisa possíveis interações decorrente ao uso simultâneo de suplementos – medicamentos. Essa é uma pesquisa de revisão integrativa de abordagem qualitativa, realizada por fontes secundárias em base de dados e legislação vigente. Onde constatou-se a prevalência da autossuplementação, suplementos adulterados com substâncias farmacêutica e interações perigosa por conta da coadministração. Concluiu-se que o uso disseminado dos suplementos alimentares é comum entre praticantes ou não de atividades física, sendo que uma parcela desses usuários pode experimentar reações adversas devido a associação medicamento e suplemento. Um número surpreendente de SA sofreu recall pela FDA devido existência de medicamentos na sua formulação. Notar que a educação nutricional disseminada é fundamental e a desmistificação sobre produtos origem naturais também.

Biografia do Autor

Quele de Jesus Ramos, Centro Universitário de Salvador

Graduanda em farmácia no Centro Universitário de Salvador (Uniceusa)

Gildeon Silva Marques, Centro Universitário de Salvador

Farmacêutico formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia. Atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto do Centro Universitário de Salvador (UNICEUSA) e Universidade Estácio de Sá.

Milena Santana Cabral, Universidade Federal da Bahia

Farmacêutica Bioquímica graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Ciências Farmacêuticas da UFBA, na linha de pesquisa de Investigação Laboratorial de Doenças e Doutora em Imunologia pela UFBA.

Joselene Conceição Nunes Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Farmacêutica formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre e Doutoranda em Ciência de Alimentos pelo Programa de Pós Graduação em Ciência de Alimentos (PGAli/UFBA). Atua como farmacêutica bioquímica de alimentos no Laboratório de Pesquisa e Extensão em Microbiologia de Alimentos da Faculdade de Farmácia - UFBA.Professora Adjunta do Centro Universitário Salvador (UNICEUSA)

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Ramos, Q. de J. ., Marques, G. S. ., Cabral, M. S. ., & Nascimento, J. C. N. . (2022). SUPLEMENTOS ALIMENTARES: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO USO INDISCRIMINADO, ADULTERAÇÃO E COADMINISTRAÇÃO COM MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1711–1729. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4756