HOMOSSEXUALIDADE E ''GESTÃO ESCOLAR'' PROBLEMATIZANDO CONCEITOS DE DESTRUIÇÃO DE PRECONCEITOS

Autores

  • Marleide Maria
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4754

Palavras-chave:

Homosexuality. Sexual Orientation. Discrimination. Violence and Respect.

Resumo

É necessário para que tenhamos uma boa compreensão sobre a homossexualidade tanto dentro como fora do espaço escolar. Sobre as pesquisas aqui citadas levando em consideração em relação a homofobia causando não só sofrimento como violência. A orientação sexual é um estimulo intrínseco ao ser humano, seja heterossexual ou homossexual, para tanto, faz-se necessário trabalhar e discutir este assunto dentro da sala de aula, onde o/ou professor (a) deve está preparado para qualquer momento em que surgir o debate é um assunto pertinente e complexo por que aborda várias situações, tais como: escola, família, sociedade, diferenças sociais, religião, economia e política. Sendo assim, devemos pensar na escola como um universo de relações sem fronteiras, onde aqui se aborda todas os assuntos em diferentes níveis de situação, é conquistando e enfrentando desafios, valorizando as diversidades, combatendo a discriminação e violência em todos os sentidos seja de gênero, étnico, racial ou mesmo da orientação sexual. Para isso, educar a valorização da diversidade não é tarefa só de um, mais, sim de todos que compõe o mesmo espaço. Essa temática faz parte de uma educação, de uma escola aberta a um público polemico mais consciente de que a discriminação gera violência, sendo assim, abrir a porta da conscientização do respeito e da alteridade para construirmos um universo escolar mais democrático.

Biografia do Autor

Marleide Maria

Master pedagogue in education.

Diogenes José Gusmão Coutinho

Doctor of Biology. E- mail: gusmao.diogenes@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Maria, M. ., & Coutinho, D. J. G. . (2022). HOMOSSEXUALIDADE E ’’GESTÃO ESCOLAR’’ PROBLEMATIZANDO CONCEITOS DE DESTRUIÇÃO DE PRECONCEITOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1676–1692. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4754