AS CONSEQUÊNCIAS DA INOBSERVÂNCIA DA NR 32 - SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE

Autores

  • Erick Michel de Lima Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Eric José Migani Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4694

Palavras-chave:

Saúde. Trabalhador. Segurança. Riscos. NR 32.

Resumo

Os profissionais de saúde estão expostos a diversas cargas de trabalho, estando, pois, expostos a riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e psicossociais. O presente estudo objetiva abordar a aplicação da Norma Regulamentadora nº 32 do ministério do trabalho e emprego, inerente à saúde e segurança nos estabelecimentos de saúde. Como metodologia, foi empregada a pesquisa teórico-dogmática, valendo-se de uma revisão de literatura em fontes bibliográficas e legislações que abordam o tema em análise permitindo concluir que os profissionais de saúde estão expostos a múltiplos riscos, prevalecendo os riscos físicos e ergonômicos, o que permite concluir que são necessários profissionais capacitados e em número suficiente para atender à demanda, além de ser importante primar pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e boas condições ergonômicas aos trabalhadores tal como preconizado pela NR 32.

Biografia do Autor

Erick Michel de Lima, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA/2021). Advogado (OAB/TO 11.181). Pós-Graduando em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). e-mail: emlima07@gmail.com.

Eric José Migani, Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo

Mestre em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP), Doutorando em Direito Político e econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica). e-mail: ericmigani@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Lima, E. M. de ., & Migani, E. J. . (2022). AS CONSEQUÊNCIAS DA INOBSERVÂNCIA DA NR 32 - SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1195–1213. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4694