A CULTURA DA GAMIFICAÇÃO NA CONTRAMÃO DA FRATERNIDADE

Autores

  • Plinio Gevezier Podolan Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4690

Palavras-chave:

Gamificação. Colonialismo de dados. Fraternidade.

Resumo

Tendo como ponto de partida a obra de Nick Couldry e Ulisses Mejias (2019), The costs of connection: how data is colonizing human life and appropriating it for capitalism, o propósito central deste trabalho é apresentar a cultura da gamificação que, não obstante seja um fenômeno atribuído à atualidade, tem sua premissa baseada em fatos históricos e que resultam na construção pós-moderna da ideia de êxito e de mérito. E, a partir deste ponto, seguir uma agenda que avaliará o pensamento binário e opositor do ser humano contemporâneo, a colonização por meio da exploração de dados, caminhos esses que conduzem para o encontro com uma humanidade que se transforma em massa voluntariamente amorfa e inconscientemente sujeita à exploração, apresentando-se uma proposta incipiente de uma mudança paradigmática para a cultura da fraternidade.

Biografia do Autor

Plinio Gevezier Podolan, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Mestrando em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela PUC-SP, graduado em Direito pela UFMT, professor da Escola da Magistratura do Trabalho da 23 Região e Juiz do Trabalho. E-mail: pliniopodolan@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Podolan, P. G. . (2022). A CULTURA DA GAMIFICAÇÃO NA CONTRAMÃO DA FRATERNIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1139–1155. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4690