GÊNERO, POBREZA E RAÇA: INVESTIGANDO A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Autores

  • Regina Célia Rodrigues Lapa Gestora do Sistema Único de Saúde– MG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4636

Palavras-chave:

Violência Doméstica. Violência de Gênero. Papel Social. Política.

Resumo

Objetivo: Explorar a violência doméstica no universo de outras violências presentes na sociedade brasileira. Método: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que buscou discutir a violência doméstica a partir da violência de gênero. Resultados: A proposta do artigo busca responder à pergunta: qual seria o fator principal da violência de gênero, que tem refletido na ocorrência da violência doméstica? O gênero que hoje não se constitui uma categoria fixa, representa o ponto da diferenciação dos sexos, e sobre essa diferença se institui uma ordem de conflitos. Sendo importante considerar que essa violência em seu ponto extremo na forma de femicídio, leva a morte diária de várias mulheres no Brasil. Conclusão: Perante o que se investigou constata-se que a violência doméstica é naturalizada a partir de uma construção sócio histórica de papéis sociais pré-determinados para ambos os sexos. Tornando a violência não apenas um fato da história, mas o elemento que proporciona a manutenção da dominação do homem sobre a mulher. 

Biografia do Autor

Regina Célia Rodrigues Lapa, Gestora do Sistema Único de Saúde– MG

Assistente Social, Especialista em Terapia Ocupacional na Saúde Mental – Gestora do SUS – MG. Diretora de Transporte Assistencial/SR/SUBREG/SES-MG. E-mail: rlapa77@gmail.com.

 

 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Lapa, R. C. R. . . (2022). GÊNERO, POBREZA E RAÇA: INVESTIGANDO A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 741–756. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4636