A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO TRATAMENTO DE MULHERES QUE SÃO ACOMETIDAS PELO CÂNCER DE MAMA

Autores

  • Lindaura Glaucia de Oliveira Santos Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4633

Palavras-chave:

Câncer de mama. Atenção farmacêutica. Tratamentos.

Resumo

A finalidade do farmacêutico é auxiliar o paciente tem como objetivo de certificar seu cuidado e a eficiência do tratamento. O presente artigo tem como objetivo abordar a atuação do farmacêutico no tratamento oncológico, especificamente de mulheres diagnosticadas com câncer de mama – tipo que mais acomete mulheres no Rio de Janeiro e com grande índice de mortalidade. A atividade deste profissional consiste na participação de uma equipe multidisciplinar com propósito de orientar sobre o tratamento adequado para cada paciente, indicar medicações e suas possíveis interações capazes de causar danos. Além disso, o farmacêutico atua na área ambulatorial oncológico, acompanhando os pacientes procedendo com a orientação da prescrição dos medicamentos prescritos pelo médico, o que corresponde a farmacoterapia.

Biografia do Autor

Lindaura Glaucia de Oliveira Santos, Universidade Iguaçu

Graduanda em Farmácia pela Universidade Iguaçu (UNIG),

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Mestre em ciências do meio ambiente na Universidade Veiga de Almeida (2016).  Graduação em enfermagem na Universidade Nova Iguaçu. Faz parte do corpo docente da Universidade Iguaçu do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

31/03/2022

Como Citar

Santos, L. G. de O. ., & Andrade, L. G. de . (2022). A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO TRATAMENTO DE MULHERES QUE SÃO ACOMETIDAS PELO CÂNCER DE MAMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 734–740. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4633

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>