MORTALIDADE E INCIDÊNCIA DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR POR DOENÇA RENAL CRÔNICA ENTRE O BRASIL E OS ESTADOS DO AMAZONAS E ESPÍRITO SANTO DE 2008 A 2017

Autores

  • Bruno Luis Biazi Universidade Federal do Acre 
  • Italla Maria Pinheiro Bezerra Universidade de São Paulo
  • Luiz Carlos de Abreu Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mauro José de Deus Morais Universidade Federal do Acre
  • Leonardo Gomes da Silva Universidade Federal do Espírito Santo- UFES
  • Romeu Paulo Martins Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4625

Palavras-chave:

Doença Renal Crônica. Mortalidade. Internação. Sexo.

Resumo

Introdução: A doença renal crônica destaca-se pela perda progressiva da função renal, com alta mortalidade e o crescimento mundial acelerado. Objetivo:  Analisar a mortalidade e a incidência de internação hospitalar por doença renal crônica entre o Brasil e os Estados do Amazonas e Espírito Santo no período de 2008 a 2017. Método: Estudo ecológico com desfechos de séries temporais com utilização de micro dados de natureza secundária referentes aos óbitos e internações hospitalares por doença renal crônica de residentes credenciados ao Sistema Único de Saúde. Resultados: As variáveis de mortalidade por DRC, em ambos os sexos referente ao estado do Amazonas - AM apresentou diferença estatística significante quando comparado com Espírito Santo – ES e Brasil – BR, com (p<0,001) e (p=0,3569), respectivamente. Ao analisar o total geral de óbitos, as diferenças estatísticas entre AM x ES e AM x BR (p<0,001) continuaram significantes. Quando se analisou o total geral de internações, houve uma diferença significativa menor para o estado do Amazonas (p<0,001), com 20,93 em relação ao Espírito Santo que obteve a média de 41,12. Conclusão: A incidência de óbitos e internações durante o período analisado foi se elevando a cada ano, em todos os locais investigados, com um menor valor no Estado do Amazonas em relação aos demais. Enfatizando que o sexo masculino foi o que prevaleceu, bem como a idade elevada. 

Biografia do Autor

Bruno Luis Biazi, Universidade Federal do Acre 

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Acre  e Graduação em Administração pelo Centro Universitário Uninorte. Atualmente Trabalha no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento esportivo. brunoluisbiazi@gmail.com.

Italla Maria Pinheiro Bezerra, Universidade de São Paulo

Pesquisadora com ênfase em saúde pública, ciclos de vida e saúde, determinantes sociais de saúde e na enfermagem e saúde coletiva. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo EACH-USP; Doutorado em Ciências (área de concentração: saúde Coletiva) pela Faculdade de Medicina do ABC (2015) e Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Professora pesquisadora permanente dos programas de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela EMESCAM e de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Acre. Coordenadora do Curso de Enfermagem e Docente da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ES (EMESCAM). Coordenadora de Pesquisa e Iniciação científica da EMESCAM. 

Luiz Carlos de Abreu, Universidade Federal do Espírito Santo

É Professor Titular-Livre junto à Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, nas áreas de Medicina Preventiva, Saúde Pública, Epidemiologia, Bioestatística e Saúde Coletiva. Possui título de Livre Docência em Saúde Pública obtido na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Pesquisador 1B do CNPq na área de Saúde Coletiva e Adjunct Professor junto à University of Limerick - School of Medicine, Irlanda. Líder do Observatório COVID-19 Brasil/Irlanda com pesquisas sobre Letalidade e Mortalidade por COVID-19 no Brasil e na Irlanda. 

Mauro José de Deus Morais, Universidade Federal do Acre

Professor Titular da Universidade Federal do Acre (UFAC). Possui Doutorado em Ciências da Saúde. Doutorado em Ciências do Treinamento Físico. Mestrado em Ciências e Jogos Desportivos. Especialização em Técnica e Ciência do Desporto. Graduação em Educação Física. Atualmente é Chefe do Laboratório Multidisciplinar de Estudos e Escrita Científica em Ciências da Saúde (LaMEECCS) da UFAC e, Pesquisador Associado do Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica da FMABC (LaDEEC/SP). 

Leonardo Gomes da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES

Mestrando em Saúde Coletiva — Epidemiologia -pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Urgência e Emergência (FAVENI). Professor no curso de Bacharel em Enfermagem na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Enfermeiro pela EMESCAM. Possuo experiência como enfermeiro assistencial em Pronto Socorro e como enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), tendo sido integrante do Projeto Parto Adequado -desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institutefor Healthcare Improvement(IHI) -como responsável pelos dados reportados.

Romeu Paulo Martins Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Genética e Bioquímica. Professor das matérias de Anatomia Humana, Embriologia e Patologia na Universidade Federal de Catalão, professor permanente nos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental e no mestrado em Ciências, Inovação e Tecnologia para Amazônia (Ufac). Mestre em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Biazi, B. L. ., Bezerra, I. M. P. ., Abreu, L. C. de ., Morais, M. J. de D. ., Silva, L. G. da ., & Silva, R. P. M. . (2022). MORTALIDADE E INCIDÊNCIA DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR POR DOENÇA RENAL CRÔNICA ENTRE O BRASIL E OS ESTADOS DO AMAZONAS E ESPÍRITO SANTO DE 2008 A 2017. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 671–687. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4625