A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DE ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A)

Autores

  • Klebson Douglas da Silva Oliveira Centro Universitário FACOL
  • Maria José da Silva Neta Centro Universitário FACOL
  • Lindinalva Queiroz UNIFACOL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4621

Palavras-chave:

Estágio. Gestão Escolar. Prática docente.

Resumo

Este apresenta como objetivo descrever e socializar as experiências vividas no curso de Pedagogia no cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado II - Gestão Escolar, na perspectiva e evidenciar as implicações educacionais que uma gestão democrática tem na formação do pedagogo inserido num campo de estágio. Observando e descrevendo seus desafios, vertentes e cotidianos desbravadores. Neste artigo, fizemos uma imersão no dia-a-dia de uma gestão escolar em uma instituição de ensino público, no município de Vitória de Santo Antão/PE. Enteando-se que cada escola e gestão tem suas especificidades. Com uma metodologia qualitativa-descritiva, questionamos em vários momentos se a inserção dos funcionários nas informações da escola estava atualizada, se há de fato uma gestão democrática que anda em várias direções, e não só fica no pedestal. Este trabalho envolve muita observação, intervenção e reflexão profunda sobre a prática docente frente à uma escola no formato de gestão.

Biografia do Autor

Klebson Douglas da Silva Oliveira, Centro Universitário FACOL

Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário FACOL (UNIFACOL).  Professor Estagiário na Rede Municipal. E-mail: klebsonpedagogia@gmail.com.

Maria José da Silva Neta, Centro Universitário FACOL

Aluna do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário FACOL – UNIFACOL. E-mail: mariasegnorte@yahoo.com.br

Lindinalva Queiroz, UNIFACOL

Docente e Coordenadora das Práticas Pedagógicas do Curso de Pedagogia /– UNIFACOL. Mestra em Educação pelo - PPGEduC/CAA/UFPE. Especialista em Coordenação Pedagógica – UFPE. Especialista em Psicopedagogia com Aperfeiçoamento e Extensão Psicopedagogia e Clínica - UNIFACOL/PE. Educadora de Apoio – Rede Estadual/PE. Professora Aponsentada - Escada/PE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7439145781525407.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Oliveira, K. D. da S. ., Neta, M. J. da S. ., & Queiroz, L. . (2022). A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DE ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 618–637. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4621