A PREOCUPAÇÃO COM OS ANIMAIS AO REDOR DO MUNDO E A SUA REPERCUSSÃO NO BRASIL

Autores

  • Darissa Herminia Soares Moraes Centro Universitário Farias Brito

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4615

Palavras-chave:

Direitos dos Animais. Brasil. Proteção dos Animais.

Resumo

O presente artigo faz uma breve análise da legislação federal brasileira sob a ótica dos movimentos ao redor do mundo pelos direitos dos animais e a necessidade de mudanças no modo como são vistos no Brasil e no mundo.Também ressalta a controvérsia existente na legislação que é voltada à proteção dos animais enquanto ser vivo, porém, com uma perspectiva antropocêntrica, voltada aos benefícios ecológicos que os animais trazem ao homem.  Não é o objetivo desse artigo tratar sobre os dispositivos legais que protegemos animais enquanto propriedade, já que também desconsideram os interesses próprios destes seres, não indo assim ao encontro dos objetivos centrais do movimento pelos direitos dos animais. Analisará os países que já reconhecem a capacidade de sentir dos animais, com ênfase na Europa que há cerca de 200 anos toma medidas em prol do bem-estar dos animais. Também mostra como são esses direitos nos Estados Unidos onde todo estado possui ao menos uma lei protegendo os animais de crueldades e negligências.

Biografia do Autor

Darissa Herminia Soares Moraes, Centro Universitário Farias Brito

 Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Farias Brito. Pós-Graduanda em Direito Processual Civil pela Damásio Educacional.  Vice-Presidente da Revista Dizer da Universidade Federal do Ceará. E-mail: darissa1112@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Moraes, D. H. S. . (2022). A PREOCUPAÇÃO COM OS ANIMAIS AO REDOR DO MUNDO E A SUA REPERCUSSÃO NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 568–578. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4615