RISCOS ENFRENTADOS POR DOCENTES DO SISTEMA MODULAR QUE ATUAM NA ÁREA INDÍGENA DO OIAPOQUE

Autores

  • Eden Brazão Ribeiro Universidade Estadual do Amapá
  • Kleber Lobato Brazão Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4581

Palavras-chave:

Risks at work. Teachers. Modular system. Indigenous area.

Resumo

 O artigo apresenta os riscos que profissionais da educação do sistema modular da educação indígena estão sujeitos no ambiente de trabalho ou em função deste, através de estudo de caso com a técnica de questionários e observações na área indígena do Oiapoque, com o auxílio do uso da máquina fotográfica e diário de campo se realizou essa pesquisa, com o objetivo de analisar os fatores que contribuem para os problemas no ambiente dos trabalhadores da educação, classificando-os de acordo com os riscos, a fim de esclarecer e subsidiá-los na busca de melhorias e extinção de prováveis problemas à saúde física ou mental[1]do educador, que como observado passam por inúmeros problemas durante o deslocamento e a permanência dos mesmos nos locais de trabalho e sofrem com problemas como isolamento, convivência em grupo e principalmente ergonômicos, que na maioria das vezes contribui para o mau desempenho destes profissionais que precisam de apoio para minimizar ou mesmo, extinguir os problemas, para a promoção de um ambiente adequado para realizar suas funções de maneira digna e saudável.  Este artigo está organizado da seguinte forma: Inicialmente será feito uma abordagem histórica a respeito do local e do projeto em que os profissionais da educação estão inseridos, como meio de informação aos leitores, após, abordaremos o tema riscos no trabalho e sua classificação, verificando-se o que já se sabe sobre o tema. No segundo momento, faremos uma análise dos dados obtidos através da metodologia indicada para finalmente serem apresentadas as considerações finais. Sabe-se que determinados riscos não podem ser eliminados, contudo algumas medidas de apoio como o fornecimento de EPI, de soro antiofídico, apoio psicológico e de outros profissionais que ajudem a esclarecer sobre a importância da prevenção à saúde física e mental, durante os intervalos dos módulos desses profissionais, já seria um grande passo para minimizar problemas futuros.

Biografia do Autor

Eden Brazão Ribeiro, Universidade Estadual do Amapá

Professor de Ensino Superior Universidade Estadual do Amapá. Especialista em Docência no Ensino Superior Faculdade META. Engenheiro Mecatrônico Universidade de Mogi das Cruzes E-mail: ebr6629@yahoo.com.br.

Kleber Lobato Brazão, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amapá

Professor de Matemática Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amapá. Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática Instituto Brasileiro de Pós – Graduação e Extensão.   Licenciatura Plena em Matemática  Universidade Braz Cubas, Engenheiro Elétrico Universidade de Mogi das Cruzes. E-mail: eng_mati@hotmail.com ou jbinho2002@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Ribeiro, E. B. ., & Brazão, K. L. . (2022). RISCOS ENFRENTADOS POR DOCENTES DO SISTEMA MODULAR QUE ATUAM NA ÁREA INDÍGENA DO OIAPOQUE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 358–367. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4581