MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO (MOBRAL): AS BALIZAS CURRICULARES, PEDAGÓGICAS E TÉCNICAS
doi.org/10.29327/217514.7.1-28
Palavras-chave:
MOBRAL. Alfabetização. Educação de adultos.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os manuais pedagógicos do Movimento Brasileiro de Alfabetização, ressaltando as concepções curriculares, pedagógicas e técnicas adotadas pelo movimento. O MOBRAL, foi criado no governo de Costa e Silva, em 15 de dezembro de 1967, pela Lei nº 5.379 e tinha como objetivo financiar e orientar tecnicamente programa de alfabetização funcional e de educação continuada para adolescentes e adultos. No entanto, foi a partir de 1970, mediante sua desvinculação do Ministério da Educação e vinculação com o Ministério do Planejamento que este se tornou o maior movimento de educação de massa.
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Publicado
2021-01-30
Como Citar
Coelho, L. R. . (2021). MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO (MOBRAL): AS BALIZAS CURRICULARES, PEDAGÓGICAS E TÉCNICAS: doi.org/10.29327/217514.7.1-28. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 21. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/458
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Artigos
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