A CONTRIBUIÇÃO DOS JORNAIS PARA A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA

doi.org/10.29327/217514.7.1-20

Autores

  • Augusto Russini Universidade Luterana do Brasil

Palavras-chave:

Jornal. Imprensa. Historiografia.

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar a importância dos jornais para a produção historiográfica. Em relação aos procedimentos metodológicos foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da imprensa e do contexto histórico brasileiro (1937-1945) e uma análise de fontes documentais (jornais). Os jornais, entendidos como um meio de comunicação de massa, abordam em suas publicações um vasto número de assuntos/conteúdos, que permitem ao pesquisador aproximar-se de um contexto histórico, desvelando ideologias e interesses. Para a materialização deste estudo, primeiramente é apresentado o surgimento da imprensa, e posteriormente uma reflexão sobre as influências exercidas no momento de sua elaboração e publicação. Para finalizar, são apresentadas reportagens dos jornais, Diário do Interior e A Razão, durante o Estado Novo (1937-1945) e, como suas publicações retratam e atuam, nesse recorte histórico, para legitimar os interesses políticos, econômicos e ideológicos do governo estadonovista. 

 

 

Biografia do Autor

Augusto Russini, Universidade Luterana do Brasil

Graduação em História e Administração; Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens; Doutorando em Educação na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Docente na Fundação Bradesco Gravataí-RS.  E-mail: augustorussini.sm@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-01-30

Como Citar

Russini, A. . (2021). A CONTRIBUIÇÃO DOS JORNAIS PARA A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA: doi.org/10.29327/217514.7.1-20. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 9. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/448