DA EFETIVIDADE DO TEXTO LEGISLATIVO NA PROTEÇÃO DA COMUNIDADE LGBTQIA+

Autores

  • Maria Oderlândia Duarte Cremer Faculdade Interamericana de Porto Velho
  • Emerson Oliveira de Faria Faculdade Interamericana de Porto Velho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4343

Palavras-chave:

Homofobia. Legislação Brasileira. LGBT. Transfobia.

Resumo

O presente artigo busca realizar uma análise qualitativa das disposições encontradas nas fontes do direito para averiguar se a presença ou ausência da definição dos grupos que compõem a comunidade LGBTQIA+ e de noções de identidade de gênero e orientação sexual são relevantes para a devida efetividade dos dispositivos legislativos aplicados ao caso concreto, buscando com mais enfoque na ação direta de inconstitucionalidade por omissão de número 26 e nas leis ordinárias e complementares. Também busca analisar o contexto fático e histórico-social nos quais a efetivação dos dispositivos legais é feita, para certificar-se se a efetividade dos dispositivos é afetada pelos servidores do Estado ou não.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Oderlândia Duarte Cremer, Faculdade Interamericana de Porto Velho

Acadêmica do curso de Direito pela Faculdade Interamericana de Porto Velho- UNIRON. E-mail: oderlandia.duarte@hotmail.com.

Emerson Oliveira de Faria, Faculdade Interamericana de Porto Velho

Prof. Orientador pela Faculdade Interamericana de Porto Velho- UNIRON. Doutor em Direito Constitucional, Mestre em Direito Empresarial e  Especialista em Direito Civil. E-mail: emerson.faria@uniron.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Cremer, M. O. D. ., & Faria, E. O. de . (2022). DA EFETIVIDADE DO TEXTO LEGISLATIVO NA PROTEÇÃO DA COMUNIDADE LGBTQIA+. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 1276–1291. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4343