ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO ENERGÉTICA

doi.org/10.29327/217514.7.1-4

Autores

  • Fabricio Quadros Borges Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Fabrini Quadros Borges Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Sara de Souza Ribeiro Universidade da Amazônia - UNAMA

Palavras-chave:

nformação energética. Indicadores. Desenvolvimento sustentável.

Resumo

Este artigo objetiva introduzir uma visão abrangente e integrada da Administração direcionada para a informação energética, por meio de uma contribuição a formulação de indicadores de sustentabilidade energética. Esta contribuição possui o intuito de orientar estratégias voltadas para políticas de investimento no setor elétrico paraense. A metodologia utilizada baseou-se inicialmente em um levantamento bibliográfico sobre os modelos de indicadores de sustentabilidade de energia elétrica a luz do desenvolvimento sustentável. Em seguida, reuniu elementos para a elaboração de uma proposta de indicadores de sustentabilidade energética baseada em correlações lineares. Os indicadores foram estruturados a partir dos setores de atividade: agropecuário, industrial, comercial e residencial, de modo a considerar as dimensões de análise: econômica, social, ambiental e política, em cada um destes setores. A investigação constatou que a observância de elementos locacionais identificados setorialmente pelas correlações lineares reúne maiores condições de percepção das particularidades econômicas, sociais e ambientais do Estado paraense e permite orientar a tomada de decisão no setor elétrico paraense.

Biografia do Autor

Fabricio Quadros Borges, Universidade da Amazônia - UNAMA

Pós-Doutor em Gestão de Tecnologia pelo IPEN/USP- Instituto Federal do Pará - IFPA/ Universidade da Amazônia - UNAMA. E-mail: posdoctorborges@gmail.com.

Fabrini Quadros Borges, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutor em Administração pela UNAMA/ Universidade do Estado do Pará - UEPA. E-mail: doctorborges@bol.com.br.

Sara de Souza Ribeiro, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutoranda em Administração pela UNAMA- Universidade da Amazônia. E-mail: sarasr@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-01-30

Como Citar

Borges, F. Q. ., Borges, F. Q., & Ribeiro, S. de S. . (2021). ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO ENERGÉTICA: doi.org/10.29327/217514.7.1-4. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 14. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/429