PERSPECTIVAS DA ENERGIA EÓLICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20568

Palavras-chave:

Wind Energy. Energia Eólica. Revisão Bibliométrica. Multiplicar Energia Eólica e Diminuir Ruídos Eólicos.

Resumo

Wind Energy (Energia Eólica) é um assunto muito importante no momento e promissor, porque é uma das alternativas para um desenvolvimento sustentável de geração de energia, mesmo não sendo 100% sustentável, por causa de alguns fatores. O objetivo deste trabalho é através da análise bibliométrica sobre Wind Energy, que é a análise que coleta dados importantes para uma interpretação matemática ou mesmo estatística dos dados da base de dados, mensurando-os ou quantificando-os, para termos noção sobre pesquisas passadas, presentes e tentarmos chegar em qual será as pesquisas futuras sobre este tema de Wind Energy. Desta forma saber quantitativamente quais são os países que mais publicam sobre Wind Energy, em quais anos tiveram mais publicações sobre Wind Energy, assim com estas informações saberemos se Wind Energy é um tema novo, antigo, ou antigo mais, porém melhor desenvolvido agora em avanços tecnológicos, ou se esse tema que é bem específico possuí várias pesquisas, ele é específico, mesmo assim, depende de vários outros conceitos. Esta análise também é para entendermos se neste tema há bastante interesse ou se os estudos neste tema ainda estão começando. O Objetivo também e propor soluções para os problemas da turbina eólica e propor projeto para aumentar a transformação de energia mecânica causadas nas turbinas em energia elétrica que é o produto final. A metodologia foi através da análise bibliométrica utilizando a plataforma Web of Science como fonte de coleta de dados como é uma base de dados em inglês o tema pesquisado foi em inglês Wind Energy e não Energia Eólica em português. Estudos extras e conhecimento do autor também fizeram parte da metodologia. O resultado foi que o país que mais pesquisa sobre Wind Energy é a China e que as pesquisas começaram a ter maior volume a partir de 2010, Wind Energy existe a muito tempo, mas começou a ser viável a Transformação de Energia tida com eólica recentemente. A conclusão foi que as grandes potências como China e Estados Unidos pesquisam mais sobre este tema, mas o número de pesquisas em todos os países ainda não são o suficiente para tornar a produção de energia eólica em elétrica um grande meio alternativo com um grande potencial de geração de energia. A base de dados é só quantificativa, não tendo como dar aprofundamento ao trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Fornazari Garcia, IFMG

Pós-graduação lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, Campus Arcos. Pós- graduação lato sensu em Energias Renováveis pela Facuminas EAD.  Orcid: https://orcid.org/0009-0000-0409-1665.

Downloads

Publicado

2025-08-05

Como Citar

Garcia, E. F. (2025). PERSPECTIVAS DA ENERGIA EÓLICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 473–498. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20568