REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM PARQUE EÓLICO OFFSHORE NO BRASIL

Autores

  • Douglas Soares Martins Universidade de Vassouras
  • Jonas Brandão da Silva Oliveira Universidade de Vassouras
  • Leandro Alves Amaral Universidade de Vassouras
  • João Paulo Bittencourt da Silveira Duarte Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6239

Palavras-chave:

Brasil. Energia Eólica. Benefícios.

Resumo

Energia eólica é a energia cinética proveniente dos ventos, e independe de sua aplicação, suas principais características que a tornam atrativa para aplicações diversas são o custo zero de matéria-prima, como por exemplo moinhos e movimentação de embarcações a vela. O objetivo geral foi discutir os benefícios da implantação de um parque eólico offshore no Brasil. A metodologia aplicada para fundamentação desta pesquisa foi de natureza exploratória, do tipo pesquisa bibliográfica analisando artigos publicados em periódicos indexados que tratam sobre o assunto, em bases de dados específicas. A energia eólica tem sido claramente a mais rápida em seu desenvolvimento entre todas as energias renováveis, embora nesta declaração de energia hidrelétrica não deva ser levada em consideração por causa de sua origem e forma de desenvolvimento diferente em comparação com o outros. A importância da energia eólica em comparação com outros tipos de tecnologias renováveis pode ser explicada devido à combinação de dois fatores: a disponibilidade de recursos e a maturidade da tecnologia em termos de eficiência de custos. A necessidade geral de melhorar a infraestrutura energética por meio da inovação tecnológica é uma segunda oportunidade. A conexão à rede costumava ser feita separadamente pelo público de empresas que sofreram com a burocracia, mas agora precisam ser atendidas pelos desenvolvedores de parques eólicos, esse é um bom desenvolvimento para o setor de energia eólica no Brasil.

Biografia do Autor

Douglas Soares Martins, Universidade de Vassouras

Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil; E-mail: douglassoaresmartins2015@hotmail.com .

Jonas Brandão da Silva Oliveira, Universidade de Vassouras

Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil; E-mail: jonasbrando82@gmail.com.

Leandro Alves Amaral, Universidade de Vassouras

Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil; E-mail: leandrinhopj@hotmail.com.

João Paulo Bittencourt da Silveira Duarte, Universidade de Vassouras

Dr. em Engenharia Elétrica e Docente pela Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil; E-mail: joao.duarte@universidadedevassouras.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Martins, D. S. ., Oliveira, J. B. da S. ., Amaral, L. A. ., & Duarte, J. P. B. da S. . (2022). REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM PARQUE EÓLICO OFFSHORE NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 563–581. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6239