COMPLEXOS ENERGÉTICOS: UMA ANÁLISE DA NOVA COMPOSIÇÃO DAS MATRIZES DE ENERGIA DO BRASIL E DO MUNDO

Autores

  • Claudia Gomes de Farias Universidade Federal de Campina Grande
  • Isabel Lausanne Fontgalland PPGERN

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3988

Palavras-chave:

Energia renovável. Impactos ambientais. Complexo eólico.

Resumo

A importância da tecnologia usada pela energia eólica se destaca não apenas como uma fonte renovável, mas também como uma forma de reduzir a emissão de GEE – gases de efeito estufa –. Sabe-se que o setor de energia elétrica se situa entre os mais importantes em termos de emissão de GEE e, por isso, inúmeras ações foram feitas nas últimas duas décadas. Isso posto, os processos convencionais de geração de energia elétrica (hidroelétricas, termoelétricas, etc.) estão entre os principais responsáveis pelas emissões de CO2, qualificando assim as novas estratégias de fomento de energia renováveis. Sob este contexto, esse trabalho apresenta o objetivo de estudar os efeitos econômicos e ambientais que o crescimento da energia eólica ocasionou ao país, comparados aos do setor hidrelétrico e termoelétrico, oportunizando um debate dos recentes estudos sobre energia eólica. Para tanto, foi realizada uma síntese dos aspectos mais importantes relacionados aos critérios econômicos e ambientais e posterior análise crítica. A partir das leituras e comparações realizadas, verificou-se as causas e as consequências deste tipo de energia vis-à-vis dos impactos ambientais relativos às outras formas de energia quais sejam as hidrelétricas e termoelétricas. Por fim, à luz da metodologia adequada, foi possível verificar os aspectos inerentes a cada tipo de fonte energética de modo a relacionar impactos e mitigar os efeitos negativos indesejados já conhecidos.

Biografia do Autor

Claudia Gomes de Farias, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do departamento de Administração da Universidade Federal de Campina Grande – PB. Cv Lattes: http://lattes.cnpq.br/2922885697021371. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais – PPGERN.

Isabel Lausanne Fontgalland, PPGERN

Professora Títular da UFCG. Professora e Orientadora do PPGERN. Cv Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3447455428798868.

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

Farias, C. G. de ., & Fontgalland, I. L. . (2022). COMPLEXOS ENERGÉTICOS: UMA ANÁLISE DA NOVA COMPOSIÇÃO DAS MATRIZES DE ENERGIA DO BRASIL E DO MUNDO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1421–1445. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3988