COMO O ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO PODE REDUZIR GASTOS REALIZANDO AUDITORIA NA ÁREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18154

Palavras-chave:

Segurança do Trabalho. Auditoria. Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Resumo

O Engenheiro ou Arquiteto faz especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e vira Engenheiro de Segurança do Trabalho, para este profissional é conferido a segurança a vida do trabalhador e auditoria nas empresas é parte fundamental para estas garantias. O objetivo deste trabalho é propor maneiras para que através de auditoria na área de segurança do trabalho, o Engenheiro de Segurança do Trabalho possa reduzir possíveis gastos, ou seja, prejuízo a empresa, assim depois de proposto as maneiras, avaliar o seu custobenefício e se elas realmente surtem efeito, na situação de evitar gastos de forma moral e material em pró do trabalhador da empresa. A metodologia foi pesquisa bibliográfica, através de estudos, leituras de documentos, apostilas e artigos, para que pudéssemos elaborar uma metodologia que chegasse em um resultado e conclusão que atendesse ao objetivo deste trabalho. O resultado foi que a auditoria é fundamental, ela diminui os riscos fazendo com a empresa não tenha que arcar com indenizações ou sanções, ela surte efeito e é viável, pois o custo-benefício é muito bom. A conclusão é com a auditoria é possível tornar o ambiente de trabalho tanto segurado para empregador e tanto para empregado, assim uma boa equipe de segurança do trabalho, vai evitar o máximo acidentes e perigos ao trabalhador que pode adoece-lo, incapacita-lo ou leva-lo a óbito.

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Biografia do Autor

 Elias Fornazari Garcia, IFMG

Pós-graduação lato sensu em engenharia de segurança do trabalho. Especialista em Engenharia, IFMG, Campus Arcos. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-0409-1665. 

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Publicado

2025-02-13

Como Citar

Garcia, EliasF. (2025). COMO O ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO PODE REDUZIR GASTOS REALIZANDO AUDITORIA NA ÁREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1134–1150. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18154