O IMPACTO NEGATIVO NA APRENDIZAGEM FRENTE AO DESCASO ESCOLAR

Autores

  • Sabrinna Ingrid Montenegro Castelo Instituto Dom José de Educação e Cultura
  • Erika Regine de Melo Montenegro Instituto Dom José de Educação e Cultura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4239

Palavras-chave:

Descaso familiar. Aprendizagem. Família.

Resumo

O interesse pelo tema surgiu através da vivência em estágio supervisionado e através da experiência em sala de aula de uma das autoras do artigo, onde foi observado que o descaso familiar pode gerar consequências na aprendizagem. A família tem a importância desde o início do desenvolvimento cognitivo e motor do indivíduo, até os primeiros anos de estudo no âmbito escolar, se essa participação familiar for negada à criança, isso poderá impactar negativamente na aprendizagem. Partindo desse ponto, começamos uma leitura sobre a importância da família no processo da aprendizagem, buscando investigar o impacto negativo na aprendizagem frente ao descaso familiar. O aprendizado inicial que começa dentro do ambiente familiar está interligado ao desenvolvimento motor e cognitivo da criança. A leitura científica foi fundamentada nas concepções de Simaia Sampaio (2011), Visca (1991), Sena e Gomes (2004). A pesquisa iniciou com um breve histórico sobre a aprendizagem no âmbito familiar, apresentando seus os estágios, a importância da participação da família e qual o impacto negativo do descaso familiar. Será apresentado nesse artigo também, todo o trabalho desenvolvido no Estágio Supervisionado. A partir dos estudos realizados, foi possível perceber que a participação da família está intimamente ligada à base da aprendizagem.

Biografia do Autor

Sabrinna Ingrid Montenegro Castelo, Instituto Dom José de Educação e Cultura

Especialista em Psicopedagogia Institucional. Clínica e Organizacional pelo Instituto Dom José de Educação e Cultura (IDJ). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Integrada do Ceará - FIC e em Marketing Estratégico pela Universidade Paulista – UNIP. E-mail: sabrinnaingrid@icloud.com.

Erika Regine de Melo Montenegro, Instituto Dom José de Educação e Cultura

Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Organizacional pelo Instituto Dom José de Educação e Cultura (IDJ) e em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro. Graduada em Pedagogia – Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Docente na rede pública de ensino de Fortaleza. E-mail: montenegroe61613@gmail.com. ORCID: *0000-0003-4549-6997.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Castelo, S. I. M. ., & Montenegro, E. R. de M. . (2022). O IMPACTO NEGATIVO NA APRENDIZAGEM FRENTE AO DESCASO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 822–838. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4239