O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA A PARTIR DO NOME PRÓPRIO

Autores

  • Erika Regine de Melo Montenegro Universidade Vale do Acaraú - UVA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11450

Palavras-chave:

Alfabetização. Nome Próprio. Escola.

Resumo

O interesse pelo tema surgiu através da vivência em sala de aula da autora do artigo, onde foi observado que a escrita do nome próprio e importante para as crianças pois é o primeiro passo para a formação da identidade e possibilita a diferenciação dos outros alunos. As crianças sabem sobre a linguagem escrita antes mesmo de ingressarem na escola. O trabalho com o nome próprio surge da perspectiva de que o nome da criança é uma palavra que traz consigo o aspecto sentimental e de afirmação da identidade. O 1. Ano do ensino fundamental proporciona o contexto e tempo propício para iniciar a alfabetização e letramento, a partir da escrita do nome de maneira significativa para os (as) alunos (as). A leitura científica foi fundamentada nas concepções de FERREITO E TEBEROSKY (2001). Será apresentado nesse artigo, todo o trabalho desenvolvido em sala de aula, no contexto escolar. A partir das atividades diárias, uso de recursos metodológico mostrando a importância do nome próprio no processo de alfabetização e letramento no 1. Ano do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Erika Regine de Melo Montenegro, Universidade Vale do Acaraú - UVA

Especialista em Psicopedagogia e em Gestão Escolar pela Universidade Vale do Acaraú - UVA; Professora da rede pública de ensino de Fortaleza-CE.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Como Citar

Montenegro, E. R. de M. (2023). O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA A PARTIR DO NOME PRÓPRIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3012–3017. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11450