O CONHECIMENTO ACERCA DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS POR UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Tiago de Andrade Santos Instituto Prominas Serviços Educacionais
  • Valdira Viera de Oliveira Faculdade Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4233

Palavras-chave:

Ist. universitários. conhecimento.

Resumo

Introdução: As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são patologias causadas por microrganismos, cuja principal via de transmissão é o sexo desprotegido seja ele oral, anal ou vaginal. Objetivo: levantar informações atuais sobre o conhecimento de jovens/adultos universitários acerca das infecções sexualmente transmissíveis. Metodologia:  trata-se de uma revisão de literatura integrativa, na qual foi feito uma síntese de vários estudos já publicados, por meio de busca on-line das produções cientificas publicadas no período de 2014 a 2019. Baseadas na pergunta: “Qual o conhecimento acerca das IST´s por jovens/adultos universitários?”. Resultados: Os oitos artigos selecionadas atenderam aos critérios de inclusão e estão assim distribuídos: cinco na base BDENF; dois na Lilacs e um na Medline. Apesar de os estudantes obterem maior conhecimento acerca riscos da exposição a IST’s, visto o nível da escolaridade e acesso à informação, continuam se envolvendo em comportamentos inadequados, pois subestimam a probabilidade de serem infectados, pois compreendem-se imunes e não se identificam dentro de grupos de risco. Considerações finais: A pesquisa verificou que os jovens universitários possuem conhecimento em relação às infecções abaixo da média, evidenciando lacunas no conhecimento e justificando a importância de ações de educação   em saúde.

Biografia do Autor

Tiago de Andrade Santos, Instituto Prominas Serviços Educacionais

Pós-graduado em Saúde da Familia - Instituto Prominas Serviços Educacionais- PROMINAS, Brasil. Graduação em Enfermagem. Fundação Santo Agostinho de Montes Claros- FUNDASAN. 

Valdira Viera de Oliveira, Faculdade Santo Agostinho

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1996). Especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2000). Mestrado em ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo-Unifesp (2012). Atualmente é Professora na FASA (Faculdade Santo Agostinho).Tem experiência na área de enfermagem em saúde da criança, enfermagem médico e cirurgica, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Criança e Saúde do Adolescente; Ética em enfermagem, Saúde Coletiva.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Santos, T. de A. ., & Oliveira, V. V. de . (2022). O CONHECIMENTO ACERCA DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS POR UNIVERSITÁRIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 741–752. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4233