PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15644Palavras-chave:
Percepção do consumidor. Alimentos orgânicos. Assimetria de informação. Certificação.Resumo
Este estudo investiga a percepção, o conhecimento e o próprio consumo de alimentos orgânicos por estudantes universitários, tendo em vista que há um crescente interesse do consumidor por escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Com base em uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório, foi realizado um questionário com 100 estudantes de Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Os dados indicaram que, apesar de todos os respondentes afirmarem saber o que são alimentos orgânicos e, que a maioria dos entrevistados (61%) afirmar que consome esses alimentos, a falta de conhecimento detalhado sobre seus benefícios e características foi evidente, demonstrando assimetria de informação. Assim, os resultados reforçam a importância da certificação para garantir a qualidade e a confiança nos produtos orgânicos, e sugerem que uma maior divulgação dos benefícios desses alimentos poderia impulsionar seu consumo e ajudar a reduzir a assimetria de informação presente no mercado.
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