PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Jéssica Romagnoli Freire Campos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Lia Moretti e Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Emerson Jhony Euzebio Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Daiany Gomes Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nayara Jaqueline Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15644

Palavras-chave:

Percepção do consumidor. Alimentos orgânicos. Assimetria de informação. Certificação.

Resumo

Este estudo investiga a percepção, o conhecimento e o próprio consumo de alimentos orgânicos por estudantes universitários, tendo em vista que há um crescente interesse do consumidor por escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Com base em uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório, foi realizado um questionário com 100 estudantes de Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Os dados indicaram que, apesar de todos os respondentes afirmarem saber o que são alimentos orgânicos e, que a maioria dos entrevistados (61%) afirmar que consome esses alimentos, a falta de conhecimento detalhado sobre seus benefícios e características foi evidente, demonstrando assimetria de informação. Assim, os resultados reforçam a importância da certificação para garantir a qualidade e a confiança nos produtos orgânicos, e sugerem que uma maior divulgação dos benefícios desses alimentos poderia impulsionar seu consumo e ajudar a reduzir a assimetria de informação presente no mercado.

Biografia do Autor

Jéssica Romagnoli Freire Campos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Lia Moretti e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Administração/Professora Orientadora Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Emerson Jhony Euzebio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Daiany Gomes Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Nayara Jaqueline Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

Campos, J. R. F., Silva, L. M. e, Euzebio, E. J., Moreira, D. G., & Gonçalves, N. J. (2024). PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1929–1941. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15644