ESTUDO COMPARATIVO DA TEMPERATURA DE PREPARAÇÕES SERVIDAS EM DUAS UANs DISTINTAS

Autores

  • Bárbara Letícia Dias da Silva Nascimento Centro Universitário Estácio da Bahia
  • Fernanda Santos Leal Centro Universitário Estácio da Bahia
  • Renata Quartieri Nascimento Centro Nascimento Universitário Estácio da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4176

Palavras-chave:

Temperatura. Preparações frias. Saladas. Boas práticas. Segurança alimenta.

Resumo

Este estudo tem como objetivo confirmar a importância do controle da temperatura, sobretudo das preparações frias em duas UANs distintas: uma do tipo institucional, servindo funcionários de uma indústria, e a outra do tipo comercial, sendo um restaurante popular. Durante 14 dias foram avaliadas, e comparadas, as temperaturas aferidas ao meio dia dos dois tipos de saladas servidas em cada UAN. De acordo os critérios do artigo 47 da Portaria CVS 5/2013, a maioria das temperaturas se apresentou irregular, sendo as do restaurante popular as mais inadequadas devido à grande demanda. A fim de melhorar o controle das temperaturas que foram encontradas fora do regulamento, conclui-se que a quantidade de preparações em cubas deve ser ajustada de forma que o resfriamento pós-preparo seja completo e proporcional. Consequentemente, necessita-se adequar a utilização e a temperatura dos equipamentos durante a espera até a distribuição para atender as boas práticas e a legislação que garantem a segurança alimentar.

Biografia do Autor

Bárbara Letícia Dias da Silva Nascimento, Centro Universitário Estácio da Bahia

Discente do Curso de Nutrição. Centro Universitário Estácio da Bahia - FIB. E-mail: nascimento_barbara@hotmail.com.

Fernanda Santos Leal, Centro Universitário Estácio da Bahia

Discente do Curso de Nutrição. Centro Universitário Estácio da Bahia - FIB.

Renata Quartieri Nascimento, Centro Nascimento Universitário Estácio da Bahia

Nutricionista. Mestre em ciência de alimentos. Doutoranda em biotecnologia. Docente do Centro Nascimento Universitário Estácio da Bahia - FIB.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Nascimento, B. L. D. da S. ., Leal, F. S. ., & Nascimento, R. Q. . (2022). ESTUDO COMPARATIVO DA TEMPERATURA DE PREPARAÇÕES SERVIDAS EM DUAS UANs DISTINTAS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 330–338. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4176