ESTADO DE CLASSE CAPITALISTA E SOCIEDADE CIVIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DESSA RELAÇÃO

Autores

  • Laísa Damasceno Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Miliane Pinheiro da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4174

Palavras-chave:

Estado. Classe Social. Sociedade Civil.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica sobre o Estado de classe capitalista e sua relação com a sociedade civil, considerando as lutas de classes que se engendram a partir dos interesses antagônicos que se sucedem com a forma de organização e relações sociais desenvolvidas após a instituição do Estado. A pesquisa documental e qualitativa, orientou-se pelos entendimentos dos clássicos da filosofia, quando das concepções acerca do tema de Estado e Sociedade Civil. Está organizado em dois eixos fundamentais: um que aborda a formação sócio-histórica que culminou o Estado e, no segundo eixo, a atualidade do estado sob o modo de produção capitalista, apresentando assim suas funções sob o viés de monopólio. Concluímos que o Estado de classe é uma determinação histórica e que tem sua continuidade histórico mesmo no mais alto padrão de desenvolvimento tecnológico e social das relações humanas.

Biografia do Autor

Laísa Damasceno Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
E-mail: laisa.damasceno15@hotmail.com.

Miliane Pinheiro da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. E mail: milianepinheiro.9@gmail.com.

 

 

Downloads

Publicado

2022-02-28 — Atualizado em 2022-03-12

Versões

Como Citar

Pereira, L. D. ., & Rocha, M. P. da . (2022). ESTADO DE CLASSE CAPITALISTA E SOCIEDADE CIVIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DESSA RELAÇÃO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 305–315. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4174 (Original work published 28º de fevereiro de 2022)