INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PARA ALÉM DO ÂMBITO ESCOLAR: UMA IDEIA EM CONSTRUÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4172Palavras-chave:
Inclusão. Exclusão. Políticas Públicas.Resumo
A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais para além dos muros escolares é uma problemática que precisa ser enfrentada diariamente, uma vez que os espaços externos, apesar da utopia de inclusão societária, são fragmentados e direcionados a poucos sujeitos por diversos fatores, entre eles a situação financeira, a classe social e a classe racial. Sendo assim, a marginalidade é duplamente favorecida àqueles que ocupam um lugar de vulnerabilidade. O princípio da equidade vem justamente minimizar os preconceitos, trazendo como lema o tratamento diferente para sujeitos diferentes em problemas situacionais. Uma vez que, a educação inclusiva é um direito de todos os sujeitos, comprometendo-se a ofertar aprendizagem e participação sem adicionar nenhum tipo de prejuízo psicossocial, potencializando o que há de melhor no sujeito, afim de garantir um melhor desempenho e autonomia para além das instituições educacionais. Dessa forma, busca -se a emancipação do sujeito ao dar vozes àqueles que sob olhares alheios, são fardos pesados para a sociedade.
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