INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PARA ALÉM DO ÂMBITO ESCOLAR: UMA IDEIA EM CONSTRUÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Luciana Santos de Moura Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4172

Palavras-chave:

Inclusão. Exclusão. Políticas Públicas.

Resumo

A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais para além dos muros escolares é uma problemática que precisa ser enfrentada diariamente, uma vez que os espaços externos, apesar da utopia de inclusão societária, são fragmentados e direcionados a poucos sujeitos por diversos fatores, entre eles a situação financeira, a classe social e a classe racial. Sendo assim, a marginalidade é duplamente favorecida àqueles que ocupam um lugar de vulnerabilidade. O princípio da equidade vem justamente minimizar os preconceitos, trazendo como lema o tratamento diferente para sujeitos diferentes em problemas situacionais. Uma vez que, a educação inclusiva é um direito de todos os sujeitos, comprometendo-se a ofertar aprendizagem e participação sem adicionar nenhum tipo de prejuízo psicossocial, potencializando o que há de melhor no sujeito, afim de garantir um melhor desempenho e autonomia para além das instituições educacionais. Dessa forma, busca -se a emancipação do sujeito ao dar vozes àqueles que sob olhares alheios, são fardos pesados para a sociedade.

Biografia do Autor

Luciana Santos de Moura, Universidade do Estado de Minas Gerais

Psicóloga pela Universidade do Estado de Minas Gerais Pedagoga pela Faculdade Estácio de Ribeirão Preto
Especialista de Avaliação Psicológica e Psicodiagnostico pela IPB. E-mail: luhmourapsi@gmail.com

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Publicado

2022-02-28

Como Citar

Moura, L. S. de . (2022). INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PARA ALÉM DO ÂMBITO ESCOLAR: UMA IDEIA EM CONSTRUÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 265–278. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4172