REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE OS ESTUDOS CULTURAIS NA PÓS-MODERNIDADE E A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S): BREVE LEITURAS

Autores

  • Helder Souza da  Silva Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4149

Palavras-chave:

Identidade. Cultura. Modernidade. Pós-Modernidade. Virada Cultural.

Resumo

A ideia de escrever esse ensaio partiu da disciplina intitulada “tópicos avançados em cultura” que acontece no Mestrado de Ciências Humanas e Sociais da UFOB. As leituras sobre a “virada cultural”, como define Stuart Hall em uma das suas analises dos Estudos Culturais, me fez notar que a cultura não obtinha espaço de averiguação na formação das pessoas na Modernidade, contudo, foi centralizando esse lugar na Pós-Modernidade. As pessoas eram vistas como “indivíduos”, padronizados, únicos e imutáveis, construídos para respeitarem um padrão imposto de ideologia hegemônica e perfeita do que se pode ser considerado um ser humano. Porém, com os avanços culturais e produção epistemológicas a partir disso, a cultura é sim, balizadora e embrionária no quesito “formação”, ou seja, identidades partem a partir dela. Dessa maneira, na sociedade atual não se pode ignorar como no passado a importância da cultura na formação dos sujeitos e sujeitas, bem como, esses estudos culturais ultrapassaram muros e, consequentemente, um terceiro lugar, de transformação, criação, ganha o seu espaço de direito, pois são neles que outras identidades são construídas capazes de mudarem uma trajetória estruturalista do pensamento.

Biografia do Autor

Helder Souza da  Silva, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Advogado, especialista em Direito Público e Direito do Consumidor pela Faculdade Legale. Professor da Rede Estadual de Educação da Bahia, lotado no Centro Territorial de Educação Profissional - Bacia do Rio Grande (CETEP-BRG) na cidade de Barreiras- BA. Cursando Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade IBRA.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Silva, H. S. (2022). REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE OS ESTUDOS CULTURAIS NA PÓS-MODERNIDADE E A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S): BREVE LEITURAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 184–200. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4149