A 40-YEAR PANDEMIC: THE BRAZILIAN PROGRAM TO FIGHT HIV/AIDS AND STDS IS CONSIDERED A WORLD REFERENCE IN PUBLIC HEALTH POLICY

A BRIEF JOURNEY THROUGH THE CENTRAL THEORIES AND CONCEPTS OF PUBLIC POLICY FROM A REAL CASE IN THE CONTEXT OF PUBLIC HEALTH IN BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4147

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Saúde. HIV/SIDA/DSTs. Patentes. Bem-estar. Qualidade de Vida. Relações Internacionais. Comércio Internacional.

Resumo

Os altíssimos custos dos medicamentos estavam a dificultar o governo brasileiro a universalizar o tratamento dos pacientes com HIV / AIDS. O governo brasileiro, em determinado momento, pressionado por Organizações Não Governamentais (ONGs), iniciou negociações com grandes laboratórios internacionais detentores de patentes de medicamentos com o objetivo de reduzir o preço de venda no país. Por não considerar as negociações favoráveis, o governo brasileiro decidiu infringir as patentes de medicamentos que auxiliam no tratamento do HIV / AIDS. Entretanto, houve uma reação da indústria farmacêutica e até do governo dos Estados Unidos - que ameaçou entrar com uma ação contra o Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC). A partir da apresentação deste caso real, este trabalho visa apresentar os principais conceitos e teorias, bem como contribuir para o avanço, difusão e democratização do conhecimento no campo das Políticas Públicas.

Biografia do Autor

Eduardo Moreira Dias

Executivo de Gestão e Operações. Especialista em Gestão Empresarial. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Marketing, Gestão Comercial, Relacionamento B2B2C e Comunicação Multicanal Especialista em Políticas Públicas . ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3696-0815

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Publicado

2022-02-28

Como Citar

Dias, E. M. (2022). A 40-YEAR PANDEMIC: THE BRAZILIAN PROGRAM TO FIGHT HIV/AIDS AND STDS IS CONSIDERED A WORLD REFERENCE IN PUBLIC HEALTH POLICY: A BRIEF JOURNEY THROUGH THE CENTRAL THEORIES AND CONCEPTS OF PUBLIC POLICY FROM A REAL CASE IN THE CONTEXT OF PUBLIC HEALTH IN BRAZIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 170–183. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4147