ANÁLISE SOBRE AS NOÇÕES DE VIGÊNCIA, VALIDADE E JUSTIÇA: COMPARAÇÕES ENTRE FERRAJOLI E DERRIDÁ

Autores

  • Luize Cristina de Oliveira Alves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4143

Palavras-chave:

Vigência. Validade. Justiça. Ferrajoli. Derrida.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar de que maneira Luigi Ferrajoli e Jacques Derrida entendem as noções de vigência, validade e justiça das leis, quais os principais pontos de divergência e aproximação entre eles. De antemão, verifica-se que ambos os autores distinguem o mero atendimento a aspectos formais legislativos da real compatibilidade material com o ordenamento jurídico. De igual modo, ambos os autores defendem o que processualmente entende-se como controle difuso, a ser realizado pelos magistrados, porém com objetos de análise distintos. A principal divergência identificada, porém, reside na noção de justiça e na garantia de sua efetividade. Ferrajoli, positivista crítico, realiza a separação entre direito e moral, fundamental para sua teoria e, deste modo, compreende que ideais e princípios de justiça somente servir de parâmetro para o julgamento das leis quando positivados, nos moldes dos constitucionalismos modernos. Para Derrida, por outro lado, a noção de justiça deve servir como parâmetro de análise das leis (se justas ou injustas) a ser realizada pelos juízes e, mais que isso, de desconstrução do próprio direito.

Downloads

Biografia do Autor

Luize Cristina de Oliveira Alves, Universidade Federal do Pará

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa "Garantismo em Movimento" (CNPq) Assessora do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: alves.luize@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Alves, L. C. de O. . (2022). ANÁLISE SOBRE AS NOÇÕES DE VIGÊNCIA, VALIDADE E JUSTIÇA: COMPARAÇÕES ENTRE FERRAJOLI E DERRIDÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 158–169. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4143