A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS

Autores

  • Orimar Batista dos  Reis Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4139

Palavras-chave:

Educação ambiental. Curso técnico profissionalizante. Cidadania.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma abordagem sobre a necessidade de inserção de temas ambientais nos cursos técnicos, em especial no de metalurgia. Em geral, os docentes dos cursos técnicos não discutem com seus educandos sobre os problemas ambientais relacionados às atividades desenvolvidas nas indústrias e atividades produtivas. No caso das indústrias, a discussão a respeito da temática ambiental é importante, pois, esse assunto tem uma interrelação direta com as atividades desenvolvidas pelos técnicos, pois, a indústria se utiliza de recursos naturais para o desenvolvimento de suas atividades, gerando resíduos, os quais devem ser tratados e dispostos de forma adequada, para que não haja contaminação do solo, do ar e da água, da região onde a empresa se encontra instalada. Portanto, é relevante que os alunos tenham além de conhecimentos técnicos, uma conceituação ambiental, de forma que se tornem cidadãos críticos e atuantes na melhoria de vida da sociedade.

Biografia do Autor

Orimar Batista dos  Reis, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Engenharia de Materiais- Redemat pela Universidade Federal de Ouro Preto-  UFOP. Docente do Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG- Campus Ouro Preto. Doutorado em  Educação, pela Universidad Americana de Asunción, Paraguai. 2010. Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP. Graduação em Engenharia Metalúrgica, pela Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP, em 1991. E- mail: orimar.reis@ifmg.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-02-28 — Atualizado em 2022-03-12

Versões

Como Citar

Reis, O. (2022). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 94–108. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4139 (Original work published 28º de fevereiro de 2022)