ADOLESCÊNCIA E A ESCUTA PSICANALÍTICA

Autores

  • Vânia Lúcia Rodrigues Rocha Instituto FAMET
  • Orimar Batista dos Reis Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG
  • Arquimedes Martins Góis Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10386

Palavras-chave:

Adolescência. Conflitos. Escuta. Diálogo. Psicanálise.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar o adolescente contemporâneo, bem como seus desconfortos, questionamentos, buscas, encontros e desencontros. Neste sentido o presente estudo pretende investigar, refletir e contribuir, a partir da escuta psicanalista, sobre características e particularidades desse adolescente frente aos desafios e mudanças em seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social, que provocam alterações em seu comportamento, muitas vezes não compreendido pela família e sociedade. Esse ser humano adolescente está em processo de formação e amadurecimento psíquico e é constantemente bombardeado pela mídia, com seus poderes apelativos, muitas vezes causando inversões de valores, inseguranças e medos, principalmente pela ditadura da beleza, gerando angústia, insatisfação e infelicidade, por não se considerar dentro deste padrão. É necessário que o psicanalista tenha conhecimento dos fatores angustiantes desse adolescente que está em seu divã trazendo sua demanda, apresentando sintomas físicos e emocionais para ajudá-lo a enfrentar esta fase da melhor maneira possível. Sendo fundamental que o analista ouça o adolescente com afetividade e atenção e conduza-o a uma vida menos estressante, com mais saúde mental. A escuta ocupa um lugar importantíssimo na psicanálise por ela analisar palavras ditas e silenciadas, palavras que causam inquietudes, desconfortos, medo, insegurança, mas ao serem ditas abrem acesso a ressignificação.

Biografia do Autor

Vânia Lúcia Rodrigues Rocha, Instituto FAMET

Graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional de Oliveira (FEOL), Oliveira- MG; Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia pela Universidade de São Paulo (UNICID); Pós-graduação Lato Sensu em Terapia Familiar pelo Instituto FAMET de Educação e Estudos Superiores, Belo Horizonte- MG; Pós-graduação Lato Sensu em Psicanálise pelo Instituto FAMET de Educação e Estudos Superiores, Belo Horizonte- MG.

Orimar Batista dos Reis, Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG

Doutor em Educação, pela Universidad Americana de Asunción, Paraguai. Doutorando em Engenharia de Materiais pela Redemat- UFOP. Professor Titular do Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG- Campus Ouro Preto, atuando nos cursos de Tecnologia em Gestão da Qualidade e Técnico em Metalurgia Nível Médio e Subsequente.

Arquimedes Martins Góis, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração. Mestre em Administração pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (FUMEC). Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É professor do Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Ouro Preto, atuando nos cursos de Tecnologia em Gestão da Qualidade e Técnico em Metalurgia Nível Médio e Subsequente. 

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

Rocha, V. L. R., Reis, O. B. dos, & Góis, A. M. (2023). ADOLESCÊNCIA E A ESCUTA PSICANALÍTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2515–2526. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10386