CAPITAL CULTURAL E EDUCAÇÃO

Autores

  • Reginaldo Oliveira Guimarães Secretaria da Educação de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3998

Palavras-chave:

Capital cultural. Educação. Universalização educacional.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de promover uma breve reflexão sobre os argumentos expostos por Bourdieu sobre o capital cultural e sua contribuição no processo educativo onde ele explica a diferença entre educação formal escolar e a educação familiar e como este segundo processo pode contribuir com a educação formal. Com esse objetivo, foi produzida, no decurso deste artigo, uma reflexão a fim de avaliar o posicionamento da família na educação dos filhos perante os desafios impostos pelo capitalismo; e, nas últimas décadas, pelo neoliberalismo. Foram efetuadas pesquisas para fins de complementação dos argumentos usados por Bourdieu em sua obra. A escolha do tema justifica-se em função das inúmeras explicações e argumentações sobre as consequências do que vem ocorrendo na educação no Brasil, frente as imposições do sistema financeiro. A nosso ver, há um posicionamento governamental no sentido de adotar dispositivos legais para atender as demandas impostas pelo referido sistema, o que trouxe consequências cujo viés mais penoso é não admitir que a educação seja a mola propulsora do desenvolvimento de uma nação.

Biografia do Autor

Reginaldo Oliveira Guimarães, Secretaria da Educação de Goiás

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2001). Atualmente é Professor da Secretaria da Educação de Goiás. Tem experiência na área de Geografia. Mestrando em Educação pelo PPGE – FACMAIS – Inhumas -GO.

Downloads

Publicado

2022-02-03

Como Citar

Guimarães, R. O. . (2022). CAPITAL CULTURAL E EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1520–1533. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3998