CAPITAL CULTURAL E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3998Palabras clave:
Capital cultural. Educação. Universalização educacional.Resumen
Este artigo tem o objetivo de promover uma breve reflexão sobre os argumentos expostos por Bourdieu sobre o capital cultural e sua contribuição no processo educativo onde ele explica a diferença entre educação formal escolar e a educação familiar e como este segundo processo pode contribuir com a educação formal. Com esse objetivo, foi produzida, no decurso deste artigo, uma reflexão a fim de avaliar o posicionamento da família na educação dos filhos perante os desafios impostos pelo capitalismo; e, nas últimas décadas, pelo neoliberalismo. Foram efetuadas pesquisas para fins de complementação dos argumentos usados por Bourdieu em sua obra. A escolha do tema justifica-se em função das inúmeras explicações e argumentações sobre as consequências do que vem ocorrendo na educação no Brasil, frente as imposições do sistema financeiro. A nosso ver, há um posicionamento governamental no sentido de adotar dispositivos legais para atender as demandas impostas pelo referido sistema, o que trouxe consequências cujo viés mais penoso é não admitir que a educação seja a mola propulsora do desenvolvimento de uma nação.
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