ASSOCIAÇÃO ENTRE VEGETARIANISMO E PREVENÇÃO DO CARCINOMA COLORRETAL

Autores

  • Paula Araujo Patriota Costa Silva UNIFG
  • Denise Trindade da Silva Alves Universitário dos Guararapes
  • Hellba Karts Maria e Silva Instituto de Alimentação Consciente e Intuitiva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3593

Palavras-chave:

Dieta vegetariana. Câncer colorretal. Fibras alimentares. Prevenção.

Resumo

INTRODUÇÃO: A adesão ao vegetarianismo vem aumentando, indivíduos vem optando por esse padrão alimentar por motivos como saúde, ética, meio ambiente, religião e direitos dos animais. Segundo estudos as dietas vegetarianas se bem planejadas, possuem inúmeros benefícios atuando na prevenção de diversas doenças, entre elas o câncer colorretal. OBJETIVO: realizar uma revisão bibliográfica a respeito da associação entre dietas vegetarianas e prevenção do câncer colorretal. MÉTODOS: Foram realizadas buscas por trabalhos publicados entre os anos 2011 e 2021 nos idiomas português, espanhol e inglês, nas bases de dados Medline/Pubmed, Google Acadêmico, Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). RESULTADOS: Estudos evidenciam que o consumo excessivo de carne não processada e processada, assim como uma alimentação pobre em fibras estão relacionados a um maior risco de desenvolver câncer colorretal, segundo alguns trabalhos a dieta vegetariana atua na prevenção desse carcinoma por apresentar características inversas a esses fatores de risco. CONCLUSÃO: uma alimentação balanceada, adequada em fibras e sem excessos em relação ao consumo de carnes, bem como a preferência por alimentos in natura e minimamente processados é fundamental para a prevenção do câncer colorretal.

Biografia do Autor

Paula Araujo Patriota Costa Silva, UNIFG

Pós-graduanda em Nutrição materno infantil e pós-graduanda em Nutrição na obesidade/emagrecimento. Graduada em Nutrição pela UNIFG – PE. E-mail: paulapatriota@hotmail.com

Denise Trindade da Silva Alves, Universitário dos Guararapes

Pós-graduanda em Nutrição Clinica e Hospitalar pelo Ganep Educação Graduada em Nutrição pelo centro Universitário dos Guararapes.

Hellba Karts Maria e Silva, Instituto de Alimentação Consciente e Intuitiva

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Estácio de Sá, com capacitação no método ACI pelo Instituto de Alimentação Consciente e Intuitiva.

Downloads

Publicado

30/12/2021

Como Citar

Silva, P. A. P. C. ., Alves, D. T. da S. ., & Silva, H. K. M. e . (2021). ASSOCIAÇÃO ENTRE VEGETARIANISMO E PREVENÇÃO DO CARCINOMA COLORRETAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1522–1532. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3593