INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO TOCANTE À INDISCIPLINA EM SALA DE AULA

Autores

  • Wolly de Sousa Santos Universidade Francis Xavier

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3505

Palavras-chave:

Disciplina. Indisciplina. Docente. Discente. Família.

Resumo

No mundo globalizado de hoje, a grande preocupação das escolas é com a Indisciplina que vem levando vários docentes a uma reflexão constante sobre suas origens, consequências e posteriores soluções. Visto que, esta perpassa em todas as escolas do Brasil e do mundo a fora, faz de uma sala de aula, de uma escola local, difícil de ensinar e propagar o conhecimento. Há muito se fala, mas pouco se investe em soluções. Manter uma constante em sala de aula com os discentes produtivos, tanto quantitativos, quanto qualitativos têm levado vários doutores, mestres e graduados na área da educação, a buscarem meios que deem soluções ou amenizem esta situação periclitante, crescente a cada dia. Questionamentos são feitos: De quem é a culpa? Docente e/ou discente? Família e/ou escola? Que fatores acarretam à indisciplina? Assim, para melhor entendimento será abordado tanto o conceito de Disciplina como o de Indisciplina, de maneira que propiciará ao amigo leitor e um cunho contextualizado e passará entendimento contendo intervenções psicopedagógicas para vislumbre de uma sala e de uma escola, com auxílio ao diagnóstico preciso e intervenções apropriadas.     

Biografia do Autor

Wolly de Sousa Santos, Universidade Francis Xavier

Coordenador na rede municipal de ensino do município de Placas no estado do Pará. Mestre em Educação pela Universidade Francis Xavier, Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Cerrado, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espirito Santo, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica na Facesita, Graduado em Pedagogia e Teólogo pela Faculdade de Teologia de Boa Vista.

Downloads

Publicado

30/12/2021

Como Citar

Santos, W. de S. . (2021). INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO TOCANTE À INDISCIPLINA EM SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 815–822. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3505