A INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO FATORES E CAUSAS

Autores

  • Maria da Cruz Daniel de Miranda Gomes
  • Maria Marcia Machado
  • Vanessa Pereira
  • Aline Pereira
  • Avanisa Aparecida da Silva
  • Eliane Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4730

Palavras-chave:

Disciplina. Família. Educação. Coletivo.

Resumo

No presente artigo pretendemos expor uma discussão e suscitar reflexões acerca da questão da indisciplina escolar, propriamente, no contexto da Educação Infantil. Nos propomos a investigar, teoricamente, se é possível falar e pensar a indisciplina na primeira etapa da Educação Básica. Essa questão vem se tornando complexa e indagações a respeito de sua veracidade fazem desta, uma problemática importante a ser discutida quando pensamos a questão da indisciplina escolar e, principalmente, de sua prevenção. Portanto, neste presente estudo, teórico e qualitativo, pretendemos expor esta discussão, explorando os conceitos de indisciplina escolar e as pesquisas recentes na área da Educação Infantil que abordam a existência desse fenômeno educacional, para, enfim, respondermos à questão. Partimos da idéia de que, assim como nem toda ação desordeira pode ser considerada indisciplina, nem toda desordem que comprometa a aprendizagem e os relacionamentos pode ser considerada adequada e característica da faixa etária. Sendo assim, relevar uma ação que pode ser classificada como indisciplina e que na Educação Infantil se apresenta, claramente, diferenciada das demais, pode não só permitir a continuidade dessa manifestação, como também, afetar o desenvolvimento dessa criança, pois compromete o seu processo de aprendizagem, tendo como conseqüências possíveis, o comprometimento de seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral. As pesquisas revelam que atitudes de intolerância a frustração, dificuldade de adaptação à vida coletiva e normativa, reações agressivas, perturbações do trabalho escolar e desrespeito ao próximo são ações identificadas como indisciplina, ou seja, como contestação, como resistência às regras, ao senso de comunidade, de coletivo, à disciplina. E os alunos que manifestam essas atitudes, além de perturbar o processo de ensino-aprendizagem de toda sala de aula, estão comprometendo, principalmente, o próprio desempenho escolar..

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Gomes, M. da C. D. de M. ., Machado, M. M. ., Pereira, V. ., Pereira, A. ., Silva, A. A. da ., & Ribeiro, E. . (2022). A INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO FATORES E CAUSAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1515–1519. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4730