DE MENINA A MULHER: JUVENTUDES NEGADAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR (GUARAPUAVA-1982)

https://doi.org/10.29327/211653.6.9-4

Autores

  • Jorge Luiz Zaluski Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação; Juventude; Interceccionalidade; Tempo Presente.

Resumo

A educação escolar como direito foi conquistada ao longo do século XX e proporcionou mudanças que transcendem o conhecimento curricular. Através da investigação histórica sobre a história da educação é possível compreender noções sobre infância, juventude, família, gênero, dentre outras marcações sociais em que as propostas e práticas educacionais de contextos históricos distintos projetaram intencionalidades sobre as diferentes atividades exercidas pelas pessoas. Em finais da década de 1970, por exemplo, a obrigatoriedade da educação para o casamento e manutenção do vínculo, foi um afronte a muitos direitos adquiridos pelas mulheres. Essa proposta contribuiu para a marcação dos espaços em que homens e mulheres deveriam ocupar, formas de casar, constituir família, dentre outros. Diante disso, tendo como fonte histórica o caderno escolar de uma estudante de 15 anos, do ano de 1982 correspondente a disciplina de Indústria Caseira, pretende-se investigar parte das práticas escolares em Guarapuava-Paraná, de modo a perceber quais as noções e interesses sobre juventude da época, e de como foram reverberadas nessa educação. Deste modo, junto as investigações teóricas da interseccionalidade, busca-se perceber também as intencionalidades de outros marcadores sociais exercidas por meio dessa educação, tais como geração, gênero, condição social e classe das quais foram colocadas em prática por meio da disciplina escolar.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Zaluski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina – PPGH-UDESC. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Florianópolis, e-mail: jorge.zaluski@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Luiz Zaluski, J. (2020). DE MENINA A MULHER: JUVENTUDES NEGADAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR (GUARAPUAVA-1982): https://doi.org/10.29327/211653.6.9-4. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(9), 13. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/148