O PASSADO QUE NÃO PASSA: TEMPO PASSADO NAS NARRATIVAS DO PRESENTE DE ALAN PAULS

doi.org/10.29327/217514.6.12-26

Autores

  • Luciana Arruda Alves Santana Universidade de Brasília-UnB

Palavras-chave:

Alan Pauls.  O passado. O presente.  Alegoria.

Resumo

Esse artigo propõe pensar o discurso ficcional das obras de Alan Pauls numa perspectiva da experiência do sujeito e das relações que o leitor passa a estabelecer com discursos outros que emergem de uma estrutura ficcional específica que Pauls constrói a partir de um suposto vazio já (des)significado pela imediaticidade do tempo presente. O leitor terá aqui algumas especulações relevantes sobre as relações entre literatura e outros discursos que coexistem, originalmente, em grande parte dos textos pós-ditadura produzidos pela literatura contemporânea, mais ainda na tradição literária da Argentina, e que buscam utilizar-se de elementos alegóricos para reconstruir a facticidade de uma realidade sempre possível de ser revisitada. Aqui teremos como foco inicial e mais abrangente o texto El Pasado que, por norma, continua perpassando pelas obras públicas a seguir: Historia del llanto, História del Pelo y História del Dinero, encenando, desse modo, espectros de um tempo passado que não passa, mas que se atualiza e desperta a reflexão sobre o tempo presente.

 

Biografia do Autor

Luciana Arruda Alves Santana, Universidade de Brasília-UnB

Doutoranda em Literatura Hispano Americana. Mestre em Teoria Literária e Literaturas pela Universidade de Brasília-UnB. Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Católica de Brasília-Ucb. Ministra, aulas de Língua e Literatura para o Ensino Médio e Fundamental. Atua também como professora em cursos de graduação de Letras em disciplinas de Literatura e Cultura Hispano-Americana. Vasta experiência na área de leitura e produção textual, edição jornalística e resenhas literárias para publicação de periódicos. Foi produtora de resenhas literária no Correio Braziliense para o Caderno Pensar. Suas maiores especialidades estão concentradas no estudo do romance e da literatura contemporânea, paródia, metaficção, intertextualidade, estudos comparados, perspectivismo narrativo, ensino de língua portuguesa e inglesa, teoria literária e filosofia da linguagem. É também membro do Grupo de Pesquisa em Literatura hispano-Americana Contemporânea da Universidade de Brasília (UnB). É Master Business Admnistration (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas/FGV em Gestão Estratégica e em Gestão do Conhecimento Estratégico. Hoje atua na produção de material didático e na elaboração de material cultural para cursos à distância (EAD).

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Santana, L. A. A. (2020). O PASSADO QUE NÃO PASSA: TEMPO PASSADO NAS NARRATIVAS DO PRESENTE DE ALAN PAULS: doi.org/10.29327/217514.6.12-26. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 17. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/329