SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE PACIENTES (SCP): ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE SCP PARA UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Fernanda Silva Ruiz José Universidade de Mogi das Cruzes, SP
  • Giovanna Alves Nicomedes Martins Universidade de Mogi das Cruzes, SP
  • Adriele de Martins Ribeiro Universidade de Mogi das Cruzes, SP
  • Jocimara Aparecida Pontes Ferreira Universidade Braz Cubas
  • Maria Aparecida Xavier Moreira da Silva Universidade de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3276

Palavras-chave:

Unidade de Terapia Intensiva. Carga de Trabalho. Recursos humanos de Enfermagem.

Resumo

Um sistema de classificação de pacientes (SCP) ideal, sob o ponto de vista da enfermagem, é aquele que utiliza instrumentos que permitam resultados seguros para a avaliação dos pacientes e da unidade, objetivando um dimensionamento adequado para garantir a qualidade da assistência à saúde e segurança do paciente. Este estudo teve como objetivo principal elaborar um instrumento de SCP para atendimento de pacientes críticos em uma UTI Adulto. Trata-se de um estudo do tipo pesquisa-ação, descritiva, prospectiva e com abordagem quanti-qualitativa, que foi realizada em uma Instituição de Saúde localizada no Município de Jacareí, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo. Os resultados apontaram que o perfil epidemiológico de atendimento, no momento da coleta de dados, teve a predominância de atendimento de pacientes com Covid-19 e suas complicações (23,7%), seguido das doenças cerebrovasculares (15,8%). Dentre os SCP (TISS-28, NAS e Fugulin) avaliados pelo teste de normalidade de Shapiro Wilk, o Fugulin se apresentou ser o SCP mais sensível a ser aplicado na UTI Adulto para atendimento desse perfil de pacientes.

Biografia do Autor

Fernanda Silva Ruiz José, Universidade de Mogi das Cruzes, SP

Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Mogi das Cruzes, SP.

Giovanna Alves Nicomedes Martins, Universidade de Mogi das Cruzes, SP

Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Mogi das Cruzes, SP.

Adriele de Martins Ribeiro, Universidade de Mogi das Cruzes, SP

Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Mogi das Cruzes, SP.

Jocimara Aparecida Pontes Ferreira, Universidade Braz Cubas

Mestre em Semiótica, Tecnologia da Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas, Especialista em Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes – UMC, ministrando as disciplinas de Cliente de Risco, Moléstias Infecciosas e Enfermagem em Pronto Socorro. Experiência na área assistencial em Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica e Oncológica. Consultora da Empresa Actually Assessoria em Educação Continuada.

Maria Aparecida Xavier Moreira da Silva, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC, Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, Graduada pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC. Atualmente, Docente do Curso de Graduação em Enfermagem, ministrando as disciplinas de Semiologia em Enfermagem, Semiotécnica em Enfermagem, Enfermagem em Home Care e Tópicos Avançados II. Orientação de Projetos de pesquisa e iniciação científica nas áreas de concentração em saúde, gestão e gerenciamento, suporte para o cuidado e políticas públicas de saúde, e docente do Curso de Pós-Graduação de Gestão em Saúde da Universidade de Mogi das Cruzes. Experiência como enfermeira assistencial na área de clínica médica e cirúrgica, centro cirúrgico e oncologia, e na área de gestão e Educação Continuada. Diretora Técnica e consultora da Empresa Actually Assessoria em Educação Continuada. 

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

José, F. S. R. ., Martins, G. A. N. ., Ribeiro, A. de M. ., Ferreira, J. A. P. ., & Silva, M. A. X. M. da . (2021). SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE PACIENTES (SCP): ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE SCP PARA UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1738–1766. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3276