REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À ANÁLISE DA ANSIEDADE À MATEMÁTICA E À MATOFOBIA

Autores/as

  • Esdras Henrique de Souza e Silva
  • Nathalie Sena da Silva
  • Allyne Evellyn Freitas Gomes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3162

Palabras clave:

Teoria das Representações Sociais. Ansiedade à matemática. Matofobia.

Resumen

Esta pesquisa qualitativa surgiu da percepção de que diversos estudantes revelam em suas falas corriqueiras atribuições de variadas formas a respeito da matemática, não só enquanto matéria curricular, mas também enquanto algo que pode ser utilizado no dia-a-dia e que desperta emoções que podem ser boas ou ruins. A presente análise leva em consideração aspectos da ansiedade à matemática e da matofobia. O estudo foi realizado com alunos/as do quarto ano ensino fundamental de uma escola municipal de Olinda em Pernambuco, onde foi aplicada a técnica do brainstorming, que consiste em lançar o maior número de ideias ou relatos a respeito de certo tema. Nesse estudo o objetivo foi conhecer as representações sobre a matemática. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo. Os resultados revelaram as seguintes categorias: atribuições positivas, atribuições negativas, conceito, metodológicas, aplicabilidade na matemática e outros.  Constatou-se que a maioria dos/as estudantes não demonstraram indícios de que sofrem matofobia e/ou ansiedade diante da disciplina matemática.

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

Silva, E. H. de S. e ., Silva, N. S. da ., & Gomes, A. E. F. . (2021). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À ANÁLISE DA ANSIEDADE À MATEMÁTICA E À MATOFOBIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1193–1199. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3162