RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE USO DE AGROTÓXICOS EM COMUNIDADES RURAIS DE PEÇANHA – MG POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA FLORESTAL

Autores

  • Ivan da Costa Ilhéu Fontan
  • Simone Gonçalves de Oliveira Instituto Federal de Minas Gerais
  • Thalia dos Anjos Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3136

Palavras-chave:

Educação ambiental. Agrotóxicos e comunidades rurais.

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto de educação ambiental conduzido por estudantes de bacharelado em engenharia florestal com ênfase na conscientização sobre o uso adequado de agrotóxicos em comunidades rurais de Peçanha/MG. Foi realizada uma campanha educativa que contemplou a visita em nove propriedades rurais, onde as estudantes abordaram com os proprietários e seus familiares informações sobre a importância do receituário agronômico e a necessidade de respeitar as orientações do responsável técnico, tríplice lavagem e armazenamento correto das embalagens, dentre outros assuntos. Em função da pandemia de Covid-19 adotou-se também a estratégia de promoção da “educação ambiental digital”, por meio da criação de um perfil em uma rede social e produção e publicação de conteúdos relacionados ao uso de agrotóxicos. Foi possível proporcionar às discentes do projeto a integração entre conhecimentos teóricos e a prática profissional, além de contribuir com a Prefeitura de Peçanha/MG na divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos associados ao uso de agrotóxicos na produção agropecuária visando a melhoria na qualidade de vida e do ambiente em algumas de suas comunidades rurais.

Biografia do Autor

Ivan da Costa Ilhéu Fontan

Possui graduação em Engenharia Florestal (2005), Mestrado em Ciência Florestal (2007), e Especialização em Proteção de Plantas (2013), todas pela UFV. Doutorando em Produção Vegetal pela UFVJM é Professor Efetivo e Pesquisador no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus São João Evangelista, com experiência em Recursos Florestais, Silvicultura, Viveiros Florestais, Meio Ambiente, Sistemas Agroflorestais e Educação Ambiental.

Simone Gonçalves de Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduanda em Engenharia Florestal pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus São João Evangelista. Atua como professora particular dos anos iniciais do ensino fundamental. Realiza trabalho voluntário no Viveiro Florestal do IFMG em São João Evangelista. Colaboradora Pós Júnior da Empresa Júnior de Consultoria Florestal do IFMG (Floreste Jr.).

Thalia dos Anjos, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduanda em Engenharia Florestal pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus São João Evangelista. Atuou como tutora de Física e possui experiência como bolsista do Projeto Aprendiz, no setor de Contabilidade do IFMG. Foi voluntária em projetos no viveiro de mudas do IFMG e possui publicações em eventos.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Fontan, I. da C. I. ., Oliveira, S. G. de ., & Anjos, T. dos . (2021). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE USO DE AGROTÓXICOS EM COMUNIDADES RURAIS DE PEÇANHA – MG POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA FLORESTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1075–1086. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3136