RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE USO DE AGROTÓXICOS EM COMUNIDADES RURAIS DE PEÇANHA – MG POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA FLORESTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3136Palavras-chave:
Educação ambiental. Agrotóxicos e comunidades rurais.Resumo
O presente trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto de educação ambiental conduzido por estudantes de bacharelado em engenharia florestal com ênfase na conscientização sobre o uso adequado de agrotóxicos em comunidades rurais de Peçanha/MG. Foi realizada uma campanha educativa que contemplou a visita em nove propriedades rurais, onde as estudantes abordaram com os proprietários e seus familiares informações sobre a importância do receituário agronômico e a necessidade de respeitar as orientações do responsável técnico, tríplice lavagem e armazenamento correto das embalagens, dentre outros assuntos. Em função da pandemia de Covid-19 adotou-se também a estratégia de promoção da “educação ambiental digital”, por meio da criação de um perfil em uma rede social e produção e publicação de conteúdos relacionados ao uso de agrotóxicos. Foi possível proporcionar às discentes do projeto a integração entre conhecimentos teóricos e a prática profissional, além de contribuir com a Prefeitura de Peçanha/MG na divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos associados ao uso de agrotóxicos na produção agropecuária visando a melhoria na qualidade de vida e do ambiente em algumas de suas comunidades rurais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY