SEM ÁGUA, SEM RESPIRAR E SEM AULA: O IMPACTO DA SECA HISTÓRICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO DA AMAZÔNIA UATUMÃENSE

Autores

  • Jozana Carneiro de Oliveira PAFOR
  • Érica de Souza e Souza Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20059

Palavras-chave:

Educação do Campo. Escolas do campo. Seca histórica. Amazônia.

Resumo

Este artigo analisa o impacto da seca histórica para as escolas do campo da Amazônia Uatuamaense. Trata-se de um estudo ancorado nos pressupostos teóricos-metodológicos do Materialismo Histórico-Dialético sob a tríade universal, particular, singular, utilizando as categorias contradição, mediação e totalidade, contando com apoio da pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo desenvolvida ao longo dos tempos comunidades do curso de Especialização Educação do Campo práticas pedagógicas do Programa Escola da Terra da UFAM (2022-2023). Participaram da pesquisa três professoras que atuam em escola do campo de São Sebastião do Uatumã/AM, as quais realizamos entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que na Amazônia Uatumaense existem 19 escolas do campo, cuja organização é multisseriada unidocente, com classes multisseriadas e seriadas, e estão localizadas em territórios rurais/camponeses e que, com a seca extrema na região, essas escolas foram impactadas. Entre esses impactos estão, as dificuldades de acesso dos (as) estudantes e professores (as) as escolas, dificuldades da entrega da merenda escolar, impacto no processo de aprendizagem dos estudantes, no planejamento e no trabalho docente, além da paralisação das aulas presencias e antecipação da finalização do ano letivo de 2023. Concluímos que é necessário lutar contra as políticas públicas hegemônicas e propostas neoliberais que ainda não consideram a realidade geográfica, ambiental, territorial e a regionalidade amazônica, nas quais as escolas do campo estão inseridas.

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Biografia do Autor

Jozana Carneiro de Oliveira, PAFOR

Licenciatura em Ciências Biológicas pelo PAFOR – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas – IFAM. Especialista em Educação do Campo ênfase em práticas pedagógicas do Programa Escola da Terra da UFAM. 

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Professora formadora do Programa Escola da Terra da FACED/UFAM e Leducarr/UFRR.

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Oliveira, J. C. de, & Souza, Érica de S. e. (2025). SEM ÁGUA, SEM RESPIRAR E SEM AULA: O IMPACTO DA SECA HISTÓRICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO DA AMAZÔNIA UATUMÃENSE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 3036–3056. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20059