FISIOTERAPIA NA RECUPERAÇÃO MUSCULAR DE DIÁSTASE ABDOMINAL EM PUÉRPERAS

Autores

  • Amanda Soares Pereira Costa Centro Universitário do Planalto Central
  • Paulo Limirio De Oliveira Júnior Centro Universitário do Planalto Central
  • Ana Elizabeth Oliveira de Araújo Alves Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3091

Palavras-chave:

Exercícios para diástase. Gestação. Diástase no pós parto. Diástase do músculo reto abdominal (DMRA). Ganho de peso na gravidez.

Resumo

O presente artigo trata-se de uma revisão bibliográfica da diástase do músculo reto abdominal (DMRA) nas mulheres puérperas. A diástase é ocasionada pela abertura do músculo reto abdominal, seja pela ganho de peso ou fatores hereditários O objetivo deste estudo foi analisar como o tratamento fisioterápico é importante para minimizar os efeitos negativos da DMRA. As intervenções fisioterapêuticas podem se iniciar após oito horas do parto normal. Os efeitos negativos provocados pela DMRA resultam nas mulheres puérperas diretamente em sua auto estima. Foi observado que o desconhecimento sobre os tratamentos não invasivos,  também é um motivo para não realização deste. Esta revisão é integrativa, descritiva, bibliográfica e exploratória. Como resultado principal foi observado que o desconhecimento sobre a diástase e o tratamento não invasivo condicionam a busca por tratamentos fisioterápicos uma vez que estes conseguiram fortalecer a musculatura abdominal.

Biografia do Autor

Amanda Soares Pereira Costa, Centro Universitário do Planalto Central

Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos Curso de Fisioterapia.

Paulo Limirio De Oliveira Júnior, Centro Universitário do Planalto Central

Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos Curso de Fisioterapia.

Ana Elizabeth Oliveira de Araújo Alves, Universidade de Brasília

Orientadora. Doutorado em BIOTECNOLOGIA E BIODIVERSIDADE - REDE PRÓ-CENTRO-OESTE (Conceito CAPES 4). Universidade de Brasília, UnB, Brasil. Mestrado em Patologia Molecular (Conceito CAPES 6). Especialização em Genética Humana. (Carga Horária: 360h). Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Costa, A. S. P. ., Oliveira Júnior, P. L. D. ., & Alves, A. E. O. de A. . (2021). FISIOTERAPIA NA RECUPERAÇÃO MUSCULAR DE DIÁSTASE ABDOMINAL EM PUÉRPERAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 577–597. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3091