TENSÃO ENTRE O CORPO PRODUTIVO E O CORPO LÚDICO NA ERA DA HIPERCONECTIVIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.30890

Palavras-chave:

Lazer, Hiperconectividade, Direito à desconexão

Resumo

Este artigo analisa a tensão entre o corpo produtivo, orientado pelo desempenho, eficiência e disponibilidade permanente, e o corpo lúdico, associado ao descanso, afeto, criação e resistência, no cotidiano dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A discussão fundamenta-se em uma perspectiva crítica sobre trabalho e lazer, em diálogo com Simone Weil, Paul Lafargue e Christianne Gomes. Trata-se de um recorte qualitativo de pesquisa descritiva de natureza mista, realizada em 2023 com 255 servidores, privilegiando respostas discursivas submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam indícios de que as tecnologias digitais, entre elas o WhatsApp, participam de um contexto de permeabilização das fronteiras entre trabalho e vida pessoal. O sofrimento psíquico e a sobreposição entre trabalho remunerado, responsabilidades domésticas e atividades de cuidado, especialmente entre as mulheres, também restringem as possibilidades de lazer. Conclui-se que as tensões entre trabalho e lazer evidenciam a importância de preservar tempos e espaços de não trabalho, situando o lazer como possibilidade de resistência, cuidado de si e autonomia. Nesse contexto, o direito à desconexão constitui um desdobramento institucional relevante para a proteção da saúde e da dignidade dos trabalhadores.

0 0

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Leroy Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestrado em Estudos do Lazer pela UFMG (2023) - Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer / Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Ana Cláudia Porfírio Couto, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pós-Doutorado em Sociologia do Esporte e Lazer.  Professora Titular na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais e docente credenciada no Programa de Pós graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer / Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2026-10-05

Como Citar

Alves, E. L., & Couto, A. C. P. (2026). TENSÃO ENTRE O CORPO PRODUTIVO E O CORPO LÚDICO NA ERA DA HIPERCONECTIVIDADE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(10), 1-23. https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.30890

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

11-20 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.