PSEUDOEXTROFIA VESICAL: UMA ASSOCIAÇÃO INCOMUM

doi.org/10.29327/217514.6.12-5

Autores

  • Ana Paula Araripe de Melo Lopes Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP)
  • Beatriz Machado Thomaz Vasconcelos Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP)
  • Rachel de Queiroz Barreira Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP)
  • Priscila Favoritto Lopes Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Exame físico. Má formação vesical. Pseudoextrofia vesical. Urologia.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi enfatizar a existência e a raridade da pseudoextrofia vesical correlacionando-a com a importância do exame físico para diagnóstico. Métodos: Busca relatar um caso por meio de informações retiradas de prontuários médicos, exames e consultas periódicas. Resultados e discussão: A pseudoextrofia vesical, variante rara da extrofia vesical, consiste em uma bexiga sem alterações morfológicas, coberta por uma membrana epitelial, que hérnia entre os músculos retos abominais aos esforços. As diversas queixas do paciente, somadas às alterações apresentadas ao exame físico, levaram à investigação detalhada do caso e detecção de: bexiga hiperativa com divertículos e resíduo pós miccional, orquiepididimite de repetição e varicocele. Conclusão: A valorização dos dados de exame físico nos levou a perceber uma patologia silenciosa, mas com grande potencial de deterioração da função renal e de alteração da fertilidade do paciente. Seu seguimento será fundamental para um desenvolvimento adequado e para a prevenção destas complicações ao longo da vida do paciente.

Biografia do Autor

Ana Paula Araripe de Melo Lopes, Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP)

Estudante de medicina na Instituição FAHESP/IESVAP em Parnaíba-PI. Vice-presidente da liga de Cirurgia Geral (LIACIG). E-mail: anapaulaararipeml@gmail.com.

Beatriz Machado Thomaz Vasconcelos, Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP)

Estudante de medicina na Instituição FAHESP/IESVAP em Parnaíba-PI, presidente da liga de Cirurgia Geral (LIACIG). E-mail: beatrizmachado_2@hotmail.com.

Rachel de Queiroz Barreira, Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP)

Estudante de medicina na Instituição FAHESP/IESVAP em Parnaíba-PI. Vice-presidente da liga de Cirurgia Geral (LIACIG). E-mail: racheldequeiroz@hotmail.com.

Priscila Favoritto Lopes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009), residência em Cirurgia Geral (2013) e Cirurgia Pediátrica (2016) pelo Hospital Santa Marcelina. Atualmente é cirurgiã pediátrica dos Hospitais Marques Bastos, Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba e Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Atua ainda como professora do Curso de Medicina da UFDPar Campus Ministro Reis Veloso e da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP/IESVAP) e é mestranda do Programa ProfSaúde da UFPI. E-mail: favoritto@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Lopes, A. P. . A. de M., Vasconcelos, B. M. T., Barreira, R. de Q., & Lopes, P. F. . (2020). PSEUDOEXTROFIA VESICAL: UMA ASSOCIAÇÃO INCOMUM: doi.org/10.29327/217514.6.12-5. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 07. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/308